Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Sem água tratada e saneamento

Moradores no distrito de Samambaia, na zona rural de Guarapari, também não tem ruas pavimentadas e nem drenagem no bairro

| 11/08/2022, 08:43 08:43 h | Atualizado em 11/08/2022, 08:45

“As 250 famílias que moram no bairro Paraíso, que fica distrito de Samambaia, na área rural de Guarapari, ainda não contam com uma rede de água tratada pela Cesan e nem saneamento básico”, reclama o porteiro Marcelino dos Santos Ramos, que reside no bairro.

De acordo com o leitor, a água usada nas casas chega através do Pró-Rural, mas não é tratada. “Já fizemos contato com Cesan, mas ainda não fomos atendidos”. 

Marcelino afirma que a comunidade também não tem pavimentação, rede de drenagem e esgotamento sanitário, além de Estação de Tratamento de Esgoto.

“A Estação de Tratamento de Esgoto que começou a ser construída em 2011 parou. O que foi feito está abandonado. Nosso bairro foi esquecido pelas autoridades e esperamos melhorias o quanto antes”, afirma.

A Cesan informa que a prestação de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto pela empresa é realizada na área urbana do município. 

Esclarece que nas zonas rurais, as comunidades são atendidas pelo programa Pró-Rural, onde a infraestrutura de tratamento e distribuição da água é construída pela empresa e entregue para operação em sistema de autogestão pela própria comunidade e pela Prefeitura Municipal. Não há obra de esgotamento sanitário sendo realizada pela Cesan no local.

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Guarapari informa que está no planejamento para o próximo ano a execução dos serviços de drenagem e pavimentação na comunidade.

Quanto a qualidade da água do sistema Pró-Rural, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura informa que já estão sendo providenciadas melhorias para o posto artesiano, que abastece o bairro Paraíso.

O QUE DIZ O LEITOR

Marcelino disse esperar que a Prefeitura execute os serviços de drenagem e pavimentação na comunidade, como prometido.

 

Imagem ilustrativa da imagem Sem água tratada e saneamento
Esgoto do bairro Paraíso, em Samambaia, Guarapari, corre a céu aberto |  Foto: Marcelino dos Santos Ramos

Praia do Canto

Portabilidade de linha
Daniel Lopes de Assis, aposentado

“Um técnico da Claro disse que a Vivo está inviabilizando a portabilidade de minha linha fixa, que me pertence há anos”. 

A Vivo afirma que a portabilidade deve ser solicitada a outra operadora com a linha na VIVO ainda ativa, como cliente solicitou cancelamento não há como portar. A empresa alega que não conseguiu contato com o cliente para dar prosseguimento ao atendimento.

Laranjeiras Velha

Morador de rua
Maria Dalva Mauri, comerciante

“O morador de rua, que fica em frente a minha casa, continua sem conseguir documentos e ainda não tomou as vacinas da gripe e contra a covid”. 

A Secretaria de Assistência Social da Serra informa que o cidadão é acompanhado desde 2020 e se recusa a seguir as orientações do Serviço Social. A última visita foi no dia 9. A equipe do Consultório de Rua irá ao local aplicar as vacinas.

Jardim Limoeiro

Filas na calçada a espera de atendimento
Denisia Ribeiro, técnica em enfermagem

“As condições de atendimento na agência do INSS da Serra são precárias. As pessoas chegam e ficam numa fila na calçada externa do imóvel. O local não tem rampa de acesso para cadeirantes e nem bancos para que as pessoas possam sentar. Todos ficam em pé, mesmo estando com horário agendado”. 

O INSS informa que, de fato, há uma grande demanda de atendimentos diários. A Agência Serra atende mais de 200 pessoas todos os dias, metade deles de forma espontânea. A fila  se forma do lado de fora, porque as pessoas chegam muito antes do horário agendado para o atendimento. Sete longarinas foram instaladas.

 

Imagem ilustrativa da imagem Sem água tratada e saneamento
Filas na porta da agência do INSS de Jardim Limoeiro, na Serra |  Foto: Denisia Ribeiro

Vila Rubim

Ponto ignorado
José Ocarly Barcelos, aposentado

“O motorista do carro nº 1516 da linha 5067 (Terminal de Laranjeiras/ Itacibá via Maruípe / Jardim América) está passando direto no ponto da Vila Rubim. No último dia 27  deixou 15 deles no ponto”.

A Ceturb informou que vai averiguar a denúncia para que as medidas cabíveis sejam adotadas e vai reforçar junto aos consórcios operadores que é obrigatória a parada nos pontos de ônibus.

CIVIT

Agência pequena
Valdeci Carvalho Ferreira, aposentado

“A agência dos Correios de Porto Canoa atende cerca de  20 bairros populosos, mas só tem dois atendentes. Assim, intermináveis filas se formam no local. Quando os Correios irão ampliar os serviços na região?

A Assessoria de Imprensa dos Correios  foi procurada pela coluna desde o dia 7 de julho, mas nada respondeu.

OPINIÃO DO LEITOR

Dia dos Pais

Segundo domingo de agosto é Dia dos Pais. Saudades de papai, assim eu o chamava, que tão bem cuidou da família. Segui o exemplo, cuidei bem de meus filhos, hoje seguem seus caminhos. É a lógica, mas tenho saudades do aconchego familiar: Bem criados pelos pais,/ Filhos seguem seus destinos./

Reconheço, é natural,/

Mas como os quero comigo!

Aldo José Barroca
Antônio Honório - Vitória

Provai e vede

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia (Sl.34:8). Nesta vida, provamos de tudo e muitos acabam provando a bebida, o cigarro, as drogas que se tornaram vícios e acabaram sendo vitimas de morte. 

O Senhor Jesus que é vida, te convida a prová-lo e ver que ele é maravilhoso, além de consumador da eternidade, tem poder de mudar a sua vida, não importa o seu problema!

Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra - Serra

TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) condena a coordenação de investigadores que atuaram na Lava a Jato, a devolver aos cofres públicos valores gastos durante as operações. Essa vergonhosa decisão revela aparelhamento político nos diversos tribunais do País, a operação Lava a Jato, foi um prêmio ao povo brasileiro.

Daniel da Costa
Coq. de Itaparica - Vila Velha

Flamengo

O time do Flamengo se tornou em pouco tempo um dos favoritos ao título da Libertadores. Muitos não acreditaram. Que sirva de lição aos que ainda teimam em aceitar que o Mengão é o maior de todos os tempos. Vamos Flamengo!

Rodrigo Pimentel da Silva
Campo Grande - Cariacica

Memória

De acordo com registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, sugeriu que fosse comemorado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras comemoram em 19 de março. Isso ocorre porque tais países, também de tradição católica, associam o dia dos pais ao dia de São José, esposo de Maria. Um caso curioso é o da Rússia, que celebra  em 23 de fevereiro.

Nos EUA, em 1966, o presidente Nixon oficializou a mesma data como o Dia dos Pais e partir de 1972, decretou o dia como feriado.

Pedro Vieira Carrancho
Bairro República - Vitória

SUGERIMOS PARA VOCÊ: