Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

“Tamo junto” tá valendo

Kleber Amorim | 30/05/2022, 09:28 09:28 h | Atualizado em 30/05/2022, 09:27

 Os especialistas em Direito Eleitoral são unânimes ao explicar que quase tudo é permitido no período de pré-campanha a não ser uma coisa: pedir voto de forma explícita.

Segundo o advogado eleitoral Rodrigo Fardin algumas “palavras mágicas” que configuram propaganda eleitoral antecipada são vedadas pela Justiça Eleitoral como: “vote em mim”, “conto com seu apoio” e “conto com sua ajuda”.

Por outro lado, uma frase bastante comum entre jovens hoje em dia poderá ser usada de forma tranquila pelos pré-candidatos. Trata-se do “estamos juntos” e suas  variações “tamo junto”, “tamu junto” e  “TMJ”.

“O Tribunal Superior Eleitoral disse que algumas palavras mágicas configuram propaganda eleitoral antecipada, porque são semanticamente muito semelhantes ao pedido explícito de voto.  O “tamo junto” em julgados recentes não foi considerado”.

TSE mais permissivo

 O xará de Rodrigo Fardin, o também advogado eleitoral Rodrigo Lisboa analisa que desde a eleição de 2016 o TSE tem sido mais permissivo em relação à pré-campanha. “Antes era proibido o pedido de voto até de forma subliminar. Hoje em dia se afrouxou um pouco isso, só não é permitido pedir o voto expressamente”, contou o advogado.

 “Também sou bom”

 Em Fundão, ao cumprimentar no microfone o ex-secretário e pré-candidato a deputado estadual, Tyago Hoffmann, o deputado José Esmeraldo (PDT), que buscará a reeleição na Assembleia, soltou: “Pode levantar Tyago, você é um candidato bom, mas o José Esmeraldo é bom também”.

A fala  provocou risos nos presentes em evento do governo.

Cedeu até o túmulo do pai

 Político do Estado contou que na última eleição que disputou, um conhecido morreu. Para fazer uma boa ação para a família do morto, pediu à mãe para ceder a catacumba do próprio pai. A mãe dele concordou e ele foi ao cemitério prontamente tirar os ossos do pai para enterrar a pessoa.

Convocou

 O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (sem partido), que coordena a pré-candidatura à reeleição de Renato Casagrande (PSB) no Noroeste capixaba, disse ter reunido 15 prefeitos e 100 vereadores em seu município com o objetivo de  declararem apoio ao atual ocupante do Palácio Anchieta.

“Temos que mostrar ao governador Casagrande que ele   não é candidato dele, mas nosso candidato”, convocou Enivaldo.

“Candidatura a federal não foi erro”, diz Locutor

O ex-deputado estadual por dois mandatos, Sandro Locutor (PP),  no último pleito em 2018, deixou de buscar a reeleição para disputar a Câmara dos Deputados e não se elegeu. Em outubro voltará a tentar a Assembleia, mas não considera ter sido um erro a opção que fez no pleito passado. “Não acredito ter sido erro, na verdade participei de um projeto do partido, com movimento de ter um senador e trazer outros candidatos a estadual para o partido”.


Galeria


Encontro com eleitores

O pré-candidato realiza, hoje, às 19h30, no hotel Nobile Inn Meridional, em Alto Lage, Cariacica, o “Encontro com Sandro Locutor”. 

Segurança rural

 A Comissão de Agricultura da Assembleia receberá, amanhã, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante. Ele vai apresentar o Plano Estadual de Segurança Rural aos parlamentares. A reunião terá formato híbrido (presencial com virtual).

Lava uma mão, lava a outra

Também amanhã, a Comissão de Saúde realizará duas reuniões na Casa de Leis. A primeira, ordinária, acontece às 9 horas e vai falar da importância da higienização das mãos. A palestrante é  a professora da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) Maria das Graças Mattede. 

Segunda reunião

Já a segunda, extraordinária, será às  10 horas e abordará o retinoblastoma, tipo raro de tumor intraocular.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: