Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Plenário

Plenário

Colunista

Kleber Amorim

Muito em jogo na disputa do MDB

| 08/02/2020, 15:29 15:29 h | Atualizado em 08/02/2020, 15:33

O imbróglio jurídico em que se transformou a disputa pelo comando do MDB no Estado – até o final da tarde de sexta-feira (7) não estava definido se o MDB de Vitória teria ou não convenção, já que mais uma decisão judicial na tarde de sexta havia cancelado o evento deste domingo (9) – mostra que há mais em jogo do que a defesa por um modelo de presidência.

Um dos maiores partidos no Estado, com a quinta maior bancada na Câmara Federal, o MDB é o terceiro partido na fila dos que mais vão receber recursos federais para a eleição deste ano, além de ter um tempo de TV invejável, que atrai a cobiça até de adversários. E a definição de quem vai receber quanto para a campanha ou quem vai aparecer mais na telinha durante o programa eleitoral é do presidente.

É monopólio também da presidência definir as alianças, que não se limitam aos municípios e nem a outubro. Muitos arranjos já são feitos com olhos em 2022, para as eleições nacionais.

Estadual disputa dia 16
O deputado José Esmeraldo e o ex-deputado Marcelino Fraga protocolaram ontem uma nova chapa para a disputa do MDB estadual. A convenção foi marcada para o próximo dia 16. Da última vez que as chapas foram protocoladas, em novembro do ano passado, houve confusão, com xingamentos e empurrões e a eleição foi cancelada.

Pra desespero do seu ex
O ex-deputado Carlos Manato, que tinha pedido licença da presidência do PSL, agora deixou o partido de vez. Vai se entregar de corpo e alma à formação do Aliança pelo Brasil, para desespero de alguns grupos de direita e de ex-filiados do PSL que rechaçavam sua ida para o novo partido de Bolsonaro. A deputada Soraya continua no PSL, mas entregou os cargos

Jaleco no boteco?
A Comissão de Justiça da Câmara de Vitória aprovou projeto do vereador Leonil Dias que proíbe médicos de usarem jalecos em restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Justifica que o uso dos jalecos fora dos hospitais pode contribuir para o transporte de agentes de infecção.

Governador do Amazonas vem ao Estado
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), tem visita marcada ao Espírito Santo no mês que vem.

Lima vem ao Estado a convite do deputado federal Amaro Neto e a agenda inclui encontro com o governador Renato Casagrande, para tratar da Zona Franca no Estado, entre outras coisas. Também visita a Assembleia e se reúne com representantes do segmento empresarial.

Erick Musso denuncia fake news à Procuradoria
O presidente da Assembleia, Erick Musso, denunciou na sexta ao Ministério Público uma suposta conversa de WhatsApp em que ele aparece como interlocutor. Erick disse que a conversa – que cita autoridades do Estado e a greve da PM – é falsa e pediu a intervenção do órgão, inclusive com punição aos autores. A conversa circulou na tarde de quinta-feira. Erick justificou que a fake news intenta causar desestabilidade institucional.

Proteção 24h
Em 22 anos, é a 1ª vez que não há interrupções nas atividades do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas no Espírito Santo (Provita). Motivo de comemoração da Secretaria de Direitos Humanos.

ES vai perder de novo?
Com a possibilidade de uma reforma ministerial do governo Bolsonaro, vem sendo especulada a saída do ministro Osmar Terra do Ministério da Cidadania. Ele foi o responsável pela ida do ex-deputado Lelo Coimbra para a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ou seja, se ele cair...

Façam suas apostas
O radialista Ferreira Neto pode ser o nome do PDT para a disputa à Prefeitura de Vila Velha.

Juventude verde em ação
A Juventude do PV se reúne hoje no clube Álvares Cabral, a partir das 13h, para uma conversa sobre “Juventude, Resenha e Política”.

MATÉRIAS RELACIONADAS