Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Saúde do homem e alimentação

| 15/07/2022, 11:04 11:04 h | Atualizado em 15/07/2022, 11:04

Para muitas famílias, o lugar mais aconchegante da casa é a cozinha e por muitas décadas era o reino das mulheres. Mas essa teoria está mudando.

Nos últimos anos, essa área está sendo invadida pelos homens e muitos deles adoram aproveitar os momentos de lazer para colocar uma de suas paixões em prática: a culinária.

Aproveitando que hoje comemoramos o Dia Internacional do Homem, por que não falarmos um pouquinho sobre a relação entre saúde e alimentação destinada aos nossos homens?

Afinal, sabemos que os homens não são os mais famosos quando o assunto é cuidado com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. 

Porém, a preocupação não deve visar apenas uma boa aparência, ok? Até porque, prevenção é a palavra de ordem quando falamos do universo masculino. 

E pensando neles, criei uma listinha com alimentos que não podem faltar no cardápio masculino. Pegue papel e caneta e anote aí:

– Tomate, goiaba vermelha, melancia, pitanga, pois possuem uma substância chamada licopeno, um antioxidante responsável pela coloração vermelha desses alimentos, que ajuda na prevenção do câncer de próstata.  

– O suco de uva e o suco de cranberry são fontes de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes que varrem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial.

– A chia e a linhaça auxiliam na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e de hipertensão, além de dar auxílio para a memória e para a concentração.

– O zinco é um mineral importante que também auxilia na manutenção da saúde da próstata. Suas principais fontes alimentares são ostras, grão-de-bico, feijões, lentilha, semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas (nozes, castanhas) e semente de gergelim.

- Peixe: Rico em ômega 3, um tipo de gordura considerada aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Também é rico em colágeno e queratina, que fortalecem o cabelo e podem prevenir a calvície.

- Nozes: Contribuem na saúde sexual masculina. Trata-se de um alimento importante para a circulação sanguínea na região genital, ajudando a prevenir a disfunção erétil. 

Acharam que eu fosse me esquecer? A água também entra nesta lista. Biologicamente, o homem precisa de mais água porque tem mais músculo. Por isso, os homens devem consumir mais que as mulheres. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Muitos são os benefícios de uma alimentação saudável para o homem. Quando associada à prática regular de exercícios físicos, a atividades que lhe dêem prazer, ao não consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro, são grandes as chances de apresentar uma melhor qualidade de vida.

Homens: optem por bons hábitos. Homem também cuida da saúde.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS