Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Gabriela Rebello

Nutridicas

Imagem do colunista Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

Enem: alimentação que pode ajudar no desempenho da prova

19/11/2021 11:20:29 min. de leitura

Milhões de estudantes vão testar seus conhecimentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no País.

Depois de um ano inteiro de preparação, é importante estar atento não só às regras do exame e ao local de prova, mas também à alimentação, afinal as horas destinadas à realização da prova não consomem somente tempo, mas muita energia, por isso é importante garantir que seu corpo – especialmente o cérebro – receba os nutrientes necessários para um bom desempenho.

Confira a seguir as dicas da Nutri para aperfeiçoar o seu desempenho no período de provas.

Na noite anterior – Passe longe das bebidas alcoólicas, elas provocam retenção de líquidos, inchaço e ainda contribuem para a desidratação. Aluno desidratado pensa menos. O álcool causa ressaca, que altera o sistema nervoso central e provoca sonolência excessiva no dia seguinte.

Na manhã da prova –  Tome um café da manhã reforçado. Evite jejum prolongado. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia para o corpo e para o cérebro – muito exigidos durante o exame.

Capriche no pão integral, ovos, queijos, café com leite e frutas.

Caso o deslocamento entre casa e local de exame seja longo e demorado, não permitindo almoçar, opte por um “sanduba” natural caprichado. Pão, salada e filé de frango ou atum são excelentes opções.

Lembre-se que o ideal é fazer uma refeição leve, com alimentos que façam parte de sua dieta habitual. É importante evitar refeições pesadas, como feijoada e preparações ricas em açúcares e guloseimas, assim você conseguirá evitar aquela moleza que surge após a refeição.

Durante a prova – Capriche nos “belisquetes”! É preciso separar alguns itens e levar na mochila. Alimentos de fácil manuseio e sem fortes odores são boas opções. Mix de oleaginosas, iogurte, frutas, cookies, bolo e sanduíches.

Não se esqueça de caprichar na hidratação. Água mineral, água de coco e sucos naturais são os mais indicados.

Receita de suco energético para o dia da prova

Ingredientes: 1 polpa de açaí congelada,  1 banana,  1 colher de aveia,  1 colher de linhaça dourada,  100 ml de água bem gelada, 1 colher de mel.

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e servir na hora.

Depois da prova  –   Horas depois... Bora recarregar as energias. Que tal um jantar completo e balanceado: macarrão, almôndegas e salada, assim você terá uma boa combinação de carboidratos, proteínas e vitaminas, que ajudam a repor a energia que foi gasta na prova.

Curtiu as dicas da Nutri? Quais delas você já coloca em prática?

Não se esqueça do documento com foto, da caneta e do cartão de confirmação!

Boa sorte, futuro calouro! 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes. Assine para acessar: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login