Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

A verdade sobre a cafeína

| 21/10/2020, 00:05 00:05 h | Atualizado em 19/10/2020, 12:35

Imagem ilustrativa da imagem A verdade sobre a cafeína
Nutri sou gestante, posso tomar café? Nutri eu posso tomar até quantas xícaras de café por dia? Nutri, a cafeína atrapalha o sono, posso tomar após as 18h?

Você já se fez alguma dessas perguntas? Perguntas como essas são muito comuns na minha rotina de consultório, até mesmo porque sempre que ouvimos falar do tradicional cafezinho ele sempre vem com uma lista de muitos benefícios a saúde não é mesmo?

Mas a verdade sobre a cafeína precisa ser esclarecida.

A cafeína é somente um dos nutrientes presentes no café. Metabolicamente falando, funciona assim: Quando o corpo está cansado a adenosina ocupa seus receptores e sinaliza ao cérebro que é hora de pausar. A cafeína atua ocupando este receptor, impedindo que adenosina sinalize que é hora de descanso. Logo, a cafeína não te dá energia, ela faz seu corpo acreditar que ele não precisa de descanso.

E qual é o problema nisso, Nutri? Consumir muito dessa energia é usufruir de algo que você não tem, e uma hora a conta chega. Além disso, manter o corpo em estado de alerta por muito tempo não é saudável. Gera estresse, ansiedade, irritabilidade, enxaqueca, insônia e até piora da imunidade.

Para o público feminino em específico, a cafeína com o aumento do estresse aumenta as possibilidades de beliscadas dificultando o processo de perda/manutenção do peso, além de intensificar sintomas da TPM, como inchaço, dores nos seios e irritabilidade.
Mas se mesmo assim você prefere não abrir mão do cafezinho de todos os dias, de preferência aos mais diluídos, coados, ou até mesmo os descafeinados e nada de excessos, ok?

É seu direito, como consumidor, saber a composição dos produtos que você compra. E é meu dever como profissional da área da saúde e Nutricionista alertar e informar.

Na dúvida procure um profissional Nutricionista. Falar de alimento todo mundo fala, mas a metabolização e os efeitos no organismo é o profissional Nutricionista quem entende. #ficaadica

Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário aí em baixo para mim!

MATÉRIAS RELACIONADAS