Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Mil árvores em Cachoeiro para reduzir o calor

Jornal A Tribuna | 02/01/2022, 11:08 11:08 h | Atualizado em 02/01/2022, 11:09

Restringir o asfaltamento de ruas – optando por pavimentos permeáveis – e plantar mil árvores no perímetro urbano de Cachoeiro até 2024. Esta é uma das metas estabelecidas pelo prefeito Victor Coelho, dentro do novo plano municipal de arborização, para minimizar o calor que, nesta época de férias, afugenta muitos moradores rumo às praias e montanhas.

 É uma evolução sustentável, principalmente se considerar que o famoso calor cachoeirense fez surgir, nos anos 1990, uma bizarra “Torre da Chuva” erguida na praça Jerônimo Monteiro. Nunca funcionou, virou piada e recebeu vários apelidos da população até ser removida.

Tecnologia e PPP

O prefeito de Cachoeiro, que é o atual presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), aponta que um dos grandes desafios de muitas prefeituras, neste ano novo, consiste em superar a defasagem tecnológica que emperra a máquina pública. “Sugiro buscar logo Parceria Público-Privada (PPP) para sair do estágio analógico”, frisa Victor Coelho. 

Águas de janeiro

Aceso sinal de alerta na Cesan, por causa das fortes chuvas. Enchem rios, mas trazem também muito lixo que congestiona o sistema de captação e tratamento. E com os turistas chegando às praias, aumenta o receio de que, em algum momento, seja preciso suprimir o abastecimento.

Consumo industrial

O ano de 2021 apontou significativa redução no consumo de água pelas indústrias capixabas. Enquanto a média nacional do consumo no setor superou 9%, a estadual somou 2,28%, o que é atribuído, por analistas, à maior reutilização da água por parte das empresas.

A propósito

Não há números oficiais a respeito, mas o agronegócio capixaba salta na ponta dos que mais desperdiçam água, por dois motivos: falta tecnologia moderna na irrigação e há pouca fiscalização. 

Bailes da vida

O “baile do Mandela” segue fazendo escola. Nesta virada de ano, alguns bailes foram anunciados pelas redes sociais, em Vitória, como “Maritaca”  e “Doze”. Ofereciam “maconha e cerveja de graça”.

 O lucro do negócio vem das outras drogas, lícitas ou ilícitas, vendidas ao longo da jornada, que costuma durar 48 horas ou mais. Por vezes, a polícia faz que nada sabe, para não gerar conflito.

Novos horizontes

Imagem ilustrativa da imagem Mil árvores em Cachoeiro para reduzir o calor

Quadro do pintor Wagner Veiga, paulista que virou capixaba por adoção, mostra o Farol de Santa Luzia, que há 150 anos ilumina o litoral da Praia da Costa, em Vila Velha. Ilustra a primeira coluna do ano novo, acompanhado de oportuna mensagem do pintor: “Que Santa Luzia nos faça enxergar com muita clareza nossos novos horizontes”.

O som ao redor

Não são apenas veranistas que invadem Guarapari, nesta época. Há 90 atrações programadas este mês, em diversas casas de show, a maioria de cantores de sertanejo, sofrência e similares. Músicos locais, de outros gêneros, estrilam. Um deles cita que o lugar já inspirou compositores, como Pedro Caetano, e a sua bela e esquecida “Valsa de Guarapari”, cuja letra sugere: “Quer viver um sonho lindo, que eu vivi, vá viver as maravilhas de Guarapari...”. Pois é! 

Perspectivas 2022

Sete em cada 10 pessoas querem viajar mais neste ano, até para compensar as restrições dos últimos tempos. As outras três se acostumaram tanto ao isolamento (e receiam contágios), que preferem a vida remota.


Curta


FRASE DO ANO. Entre as melhores de 2021, Rita Lee emplacou uma: “Era para estarmos nos Jetsons e voltamos para os Flintstones”.

SUGESTÃO. Faça chuva, faça Sol, melhor seguir a recomendação de uma dessas plaquinhas de praia sinalizando “Previsão do Tempo: ele está passando. Aproveite!”.

LUTO. A música cachoeirense perdeu Margarete Martins, ex-funcionária do Banestes, grande cantora, pessoa muito ativa e querida na comunidade do Aquidabã. 

ESCOLA TÉCNICA. No apagar de 2021, governo criou em Castelo a escola Técnica Estadual Emílio Nemer. Terá curso de internet em nível médio.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Votos de um ano novo com mais ciência, vacina e menos negacionismo”. Anotado entre as mensagens nesta virada de calendário.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: