Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Anchieta tem santo e santuário. Falta turista religioso

Luiz Trevisan | 06/03/2022, 11:41 11:41 h | Atualizado em 06/03/2022, 11:47

O número de visitantes a Anchieta, principalmente de religiosos, ainda é baixo. Em sua maioria, são veranistas de passagem. Mesmo com a elogiada restauração do Santuário, feita pelo Iphan, e a canonização do jesuíta José de Anchieta, ocorrida em 3 de abril de 2014, o movimento dos chamados turistas religiosos segue pequeno.

“Está começando a acontecer, mas falta trabalhar mais a imagem do santo”, opina Luzia Toledo, devota, ex-deputada estadual e diretora de Turismo em Vitória. Para Geovani Meneguelli, que já foi candidato a prefeito lá, o poder público precisa estar mais presente, com programas de indução. “Falta definir a imagem oficial do santo, de preferência benzida pelo papa Francisco”, salienta.

Passos do jesuíta
Um dos mentores da caminhada “Os Passos de Anchieta” – entre Vitória e o município –, criada há 24 anos, o jornalista Eustáquio Palhares avalia que é preciso “construir uma mística, e fazer divulgação permanente”, para atrair religiosos, associado a programa de visita. “Hoje, não há muito que fazer por lá. E olha  que, ao redor, existe rede hoteleira muito boa”, cita. Sobre a caminhada anual, cancelada em 2020 e 2021, revela que será retomada em junho próximo.

Sem bucolismo
Considerada uma das pérolas do Caparaó, o Patrimônio da Penha teve dias de Carnaval “aglomerado e som pancadão”, reclamam visitantes que foram em busca de águas calmas.

Livro do Rei
Descobridor de raridades, o cachoeirense Higner Mansur agitou as redes com um presente que recebeu do irmão, Ronald: postou a capa do livro “Em prosa e versos”, que reúne poemas e crônicas de... Roberto Carlos. Lançado em 1967, quando já era o “Rei da Jovem Guarda”, tem cerca de 200 páginas. Como em tudo que ele toca vira ouro, essa obra do Rei pede reedição.

Arte e vida
 Serão gastos R$ 836 mil para transformar o antigo Cine Santa Cecília, em Vitória, em moradia, conforme projeto da prefeitura. Saem dramas e comédias, das telas, para a vida real.

Floresta abaixo
Santa Teresa, Marechal Floriano e Domingos Martins lideram o triste ranking de municípios com desmatamentos e loteamentos irregulares, segundo denúncia da ONG SOS Ambiental ao Ministério Público Federal. Há indícios de irregularidades na emissão das licenças ambientais e impactos como assoreamento de rios e nascentes soterradas.

Quem julga
Karen Akerman, que filtra filmes indicados para o Oscar, figura na comissão que julgará novos editais de audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Devem compor a comissão, na área de literatura, João Paulo Cuenca e Flávio Carneiro (vencedor do Jabuti 2021).

RU reaberto
Reabertos os restaurantes universitários da Ufes, em todos os campi, mantendo o formato de marmitex, conforme ações de biossegurança para ambientes coletivos. Nesta fase, o atendimento, mediante agendamento prévio, é exclusivamente para a comunidade acadêmica. Em condições normais, o serviço é oferecido também ao público.

LEITE DAS PEDRAS. Duas chapas se projetam para disputar, em abril, a presidência da Cooperativa Selita. Desafio do bloco vencedor: superar a concorrência cada vez mais acirrada.

PRÉ-CANDIDATURA. Deputado federal Felipe Rigoni apresenta em Vitória, no próximo dia 17, sua pré-candidatura ao governo do Estado.

LANÇAMENTO. Flávio Sarlo lança pela Leitura Fina “Aquele Dia na Praia”. Trata-se de crônica fragmentada sobre a Praia do Canto, Vitória, durante os anos de chumbo e underground.

FORTALECE TURISMO. Na próxima quarta-feira, Prefeitura de Vitória e Sebrae lançam programa para incrementar o turismo. Evento será às 13h30, no auditório da prefeitura.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Vidas perdidas, planeta ameaçado e o agronegócio preocupado com fertilizantes”. Entreouvido em discussão sobre as lições do passado não aprendidas.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: