X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Auxiliar de serviços gerais da UPA é a primeira vacinada contra o coronavírus em Guarapari


Imagem ilustrativa da imagem Auxiliar de serviços gerais da UPA é a primeira vacinada contra o coronavírus em Guarapari
A auxiliar de serviços gerais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapari Valdinete Monteiro dos Santos |  Foto: Roberta Bourguignon

A auxiliar de serviços gerais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapari Valdinete Monteiro dos Santos, de 50 anos, foi a primeira imunizada contra o coronavírus na cidade. A vacinação começou às 9 horas desta quinta-feira (21) na própria UPA, onde ela trabalha há 11 anos.

Para a profissional que acompanhou durante os últimos meses os pacientes passando mal, se recuperando e também perdendo a vida, a vacina começa a ser uma esperança no meio da turbulência.

“É gratificante ser a primeira, mas se não fosse seria a segunda, a quarta ou a quinta, porque com certeza eu seria vacinada. Vimos vidas se perdendo diante dos nossos olhos, parentes nossos, então foi uma situação muito complicada para nós que trabalhamos aqui. Vamos para casa e temos família. Precisamos ter o cuidado máximo”, conta a auxiliar de serviços gerais.

No início do mês, Valdinete chegou a testar positivo para a doença, mas teve sintomas leves. Para ela, o que mais marcou essa pandemia foi o trabalho da equipe que, mesmo após contrair o vírus, voltava para trabalhar.

“O que mais me marcou foi a dedicação dos nossos colegas de trabalho que estão a frente e os mesmos se contaminaram. Assim que saíram da quarentena, voltavam novamente para atender a população que se encontra nessa situação”, completou Valdinete.

Além da auxiliar de serviços gerais, mais três profissionais que atuam na UPA foram imunizados para marcar o início da vacinação. A segunda foi a médica Lorena Barrabal, 39, que atual no local e também no Samu. Em seguida foi a vez da técnica de enfermagem Adriana Correia Rocha, 53 anos, e por último a enfermeira Sabrina Martins, 31.

Imagem ilustrativa da imagem Auxiliar de serviços gerais da UPA é a primeira vacinada contra o coronavírus em Guarapari
A médica Lorena Barrabal |  Foto: Roberta Bourguignon

A médica destaca que as pessoas não podem ter medo da vacina. “O início da vacina é uma esperança, porque a única opção é acreditar na ciência. As pessoas não podem misturar as questões políticas com a ciência. A única opção que temos para combater uma doença desconhecida é tomando a vacina”, explicou.

Emocionada, ela ainda declarou que “ser vacinada está sendo uma emoção muito grande. Apesar de não ter perdido ninguém da minha família, perdi amigos. Vim trabalhar com medo e vim porque é a minha missão. Foi dolorido. Tiramos muitos pacientes daqui... temos histórias de pacientes recuperados e alguns que acabaram perdendo a própria vida. Deu medo. Um colega jovem, médico do Samu perdeu a vida sem ter comorbidades. Foi um baque para gente”, completou.

A enfermeira Sabrina conta que no início a família chegou a pedir que ela não fosse trabalhar, mas ela não desistiu. “Tomar a vacina é uma emoção. Poder passar por tudo que a gente passou no começo e ser privilegiado de hoje estar tomando a primeira dose é acreditar que isso tudo vai acabar. Foram momentos muito difíceis mesmo. No começo a família não queria deixar eu vir trabalhar, mas eu disse que eu não ia desistir”, declarou ela.

Imagem ilustrativa da imagem Auxiliar de serviços gerais da UPA é a primeira vacinada contra o coronavírus em Guarapari
A enfermeira Sabrina Martins |  Foto: Roberta Bourguignon

Guarapari recebeu 712 doses
O município recebeu do Governo do Estado 712 doses da vacina. Na primeira etapa serão imunizadas as pessoas do grupo prioritário.

Em Guarapari, as instituições de longa permanência receberão 143 doses, a residência inclusiva 18 doses, os hospitais 328 doses e a UPA 223 doses.

Imagem ilustrativa da imagem Auxiliar de serviços gerais da UPA é a primeira vacinada contra o coronavírus em Guarapari
A técnica de enfermagem Adriana Correia Rocha |  Foto: Roberta Bourguignon

A secretária de Saúde do município, Alessandra Albani, destaca que o número de doses ainda não é o ideal e que seriam necessárias 18 mil doses para vacinar todo o público prioritário.

“Seriam necessárias, pelo levantamento oficial do munício, cerca de 18 mil doses para alcançarmos o público prioritário. Por isso, pedimos a população que continue com os cuidados, o distanciamento, o uso da máscara de forma correta, higienização das mãos e uso do álcool até que possamos vacinar toda a população de Guarapari”, esclareceu a secretária.

O público imunizado nesta quinta-feira vai tomar a segunda dose em quatro semanas. Para isso, segundo a prefeitura, o Governo do Estado garantiu a vacina.

À medida que a ampliação do público-alvo acontecer, o município vai criar pontos específicos para atender a população. “O município estuda a possibilidade de criação do Drive-Thru, caso seja disponibilizado maior quantitativo. Em relação ao agendamento online, o município também já está providenciando esta ferramenta tecnológica para que a população possa contar com mais esse serviço, facilitando a logística da campanha”, finaliza a secretária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: