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Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Colunista

Gilmar Ferreira

Admirável mundo novo

| 03/09/2021, 10:08 10:08 h | Atualizado em 03/09/2021, 10:10

Ainda que não tenha sido o primeiro, a entrada do Corinthians no mercado de Fan Token, oficializada ontem, soa como marco dessa disputa dos clubes de futebol do Brasil na esfera digital. Como os detalhes do contrato com a Sócios.com não foram revelados (tempo de duração e mínimo garantido), o mercado estima que o clube possa realizar R$ 15 milhões por ano com o “$SCCP Fan Token”.

Paco Roche, gerente de relações públicas da plataforma, diz em comunicado que o lote inicial de 850 mil esgotou em duas horas e que na próxima quinta-feira (dia 9) um segundo lote será disponibilizado.

Segundo Roche, o criptoativo já é o mais bem-sucedido na história da plataforma.

Mundo Novo

É um mundo novo de possibilidades que se abre para os clubes, com termos ainda pouco conhecidos e uma fonte de receitas incalculáveis.

Terra a ser desbravada, mexe com os executivos do setor, encantados com a perspectiva de monetizar os clubes conectando-o à paixão do torcedor.

Os Fan Tokens, conhecidos como FTOs, são apenas um destes ativos do mundo digital agora explorados pelos grandes do mundo inteiro. Atlético de Madri, Barcelona, Juventus, Milan, Arsenal, Manchester City, Paris Saint-Germain e alguns outros já estão na plataforma agora também utilizada no Brasil por Atlético/MG e Corinthians – existem outras e com diferentes modelos de negócio.

Em linhas gerais, o chamado “token de utilidade” como o de Atlético/MG e Corinthians foi criado para que investidores mundo afora tenham acesso a serviços, produtos e tomadas de decisão do clube.

Contratações

Prateleira extensa que nem os executivos do negócio ousam a mensurar o número de ações que o Fan Token pode gerar.
O PSG movimentou milhões na contração de Messi, o Atlético/MG atrelou o lançamento de seu FTO à contratação de Diego Costa e o Corinthians o uniu à volta de Willian.

Grosso modo, o ativo protegido por criptografia é moeda digital, como um Bitcoin, regulada pelo mercado, cujo valor pode valorizar ou desvalorizar em minutos.

Nos próximos dias, o Flamengo anunciará oficialmente o nome de seu Fan Token, com o dia em que será colocado no mercado, valor de face e volume do primeiro lote.

Três empresas disputam a parceria mas, segundo especialistas, o FTO rubro-negro estará também na plataforma da Sócios.com, onde já estão os maiores do mundo.

E sob um contrato estimado em R$ 30 milhões ao ano, por três a quatro anos. Ou seja: entre R$ 90 a 120 milhões.

É ou não é um admirável mundo novo, este universo digital?
 

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