X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Polícia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Facção criminosa criou manual de disciplina para bandidos

foto autor
20/07/2021 - 15:38

Ouvir

Escute essa reportagem

Uma investigação complexa, iniciada em 2019, e que ontem ganhou mais um capítulo, desarticulou uma organização criminosa, com a transferência de cinco líderes do crime organizado para um presídio federal.

As investigações mostraram que a organização criminosa é estruturada hierarquicamente e conta até com cartilha destinada aos membros da facção.

O documento, ao qual a reportagem de A Tribuna teve acesso, demonstra como os integrantes da quadrilha devem se comportar e seguir os comandos. Caso contrário, são previstas punições.

Em um dos tópicos, os bandidos dizem que a cartilha foi promulgada, como escrevem, no dia 20 de novembro de 2018. “É o manual de disciplina dos integrantes do PCV (Primeiro Comando de Vitória) e seus companheiros, e quem aderir a ela deve agir e seguir o certo e o correto que pregamos aqui no ES (Espírito Santo)”.

Dentre os 31 itens que a organização criminosa entende por “certo e o correto”, existem diversos comandos, entre os quais:

“O comando não aceita X-9 (quem entrega bandidos), talarico (aquele que se relaciona com a mulher do outro), tomador de boca de fumo, fechamento com polícia, gângster e nada que desabone a conduta de um criminoso”.

No documento do crime, eles também falam sobre as punições para quem usar o nome do grupo para fins próprios, sem a devida autorização do comando, dando tiros, matando, tomando bocas ou tentando tomá-las. “Se for irmão, será excluído e decretado, se não for irmão, será caçado e eliminado”.

Os criminosos também citam regras para a comunidade. “Todos os moradores têm que ser respeitados, não aceitamos ladrões de pedestre nas comunidades PCV... Se o mesmo insistir no delito, deve ser punido com umas pauladas, nunca com a morte!”.

Em outro tópico, os bandidos dizem que a hierarquia do comando deve ser seguida à risca, cabendo à “presidência do PCV” formar o quadro e designar as funções dos membros.

“O irmão do comando que não respeitar aquele portador de cargo ou função dentro da organização ou, de alguma forma, desrespeitar a hierarquia ou a disciplina será cobrado de acordo com o ocorrido”.

PCC
Além da cartilha, foi constatado durante as investigações, que a quadrilha possui aliança com indivíduos que compõem a Organização Criminosa Paulista, autodenominada Primeiro Comando da Capital (PCC), considerada uma das maiores organizações criminosas do País.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso