Randolfe mira “trilha do dinheiro” no exterior
Estado de São Paulo
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentará requerimentos solicitando cooperação internacional para seguir a “trilha do dinheiro” das empresas Davati e a Madison Biontech. “Nós podemos ampliar as investigações sobre o ciclo da corrupção”, disse o senador.
O coronel da PM Luiz Paulo Dominghetti, que denunciou ter recebido pedido de propina, seria representante da Davati. No caso da Madison, a suspeita da CPI é de que ela seja uma “laranja” na compra da Covaxin. As empresas negam irregularidades.
Apuração. O senador busca desvendar se há rede de instituições envolvidas nos supostos esquemas de movimentações atípicas. Deve acionar o Itamaraty, o Ministério da Justiça e o Coaf.
De olho. Os requerimentos serão votados amanhã, mas já há consenso em torno destes, segundo o senador. A perícia do celular de Dominghetti deve fica pronta hoje.
Touché. Para Randolfe, no caso da Covaxin, “não há dúvidas sobre a prevaricação”. “Se a Procuradoria-Geral da República não apontar o crime, também vai prevaricar”, disse.
Libera I. Omar Aziz (PSD-AM) se reunirá com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para definir se a CPI poderá continuar os trabalhos durante o recesso do Congresso e em quais condições.
Libera II. “Ele ainda não deu sinalização de que vai autorizar”, disse Aziz à Coluna. A suspensão total dos trabalhos, incluindo os depoimentos, pode favorecer o governo Bolsonaro, avaliam senadores.
CLICK. Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (à esq.) participou de reunião do secretariado do governador do Estado, João Doria. Ao fundo, o vice Rodrigo Garcia.
Vou... Marcelo Ramos (PL-AM) foi preciso sobre as críticas de esquerdistas aos chamados “bolsonaristas arrependidos”, gente que votou no Presidente em 2018, mas não apoia mais o governo dele.
...desenhar. “Falta noção básica de matemática. Bolsonaro ganhou a última eleição. Portanto, matematicamente, sem os votos de quem votou nele e se arrependeu, ninguém ganhará dele. Só usar a cabeça.”
Antes tarde... Ao defender o semipresidencialismo, o ministro Luís Roberto Barroso se alinha ao colega de Supremo Gilmar Mendes, que aponta a pertinência de se testar o modelo no País desde quando presidia o TSE, ainda em 2017.
...do que nunca. Segundo Barroso, que é o atual presidente do TSE, no semipresidencialismo “será o primeiro-ministro quem conduzirá o varejo político”.
É hora. “As sucessivas crises do sistema reclamam reforma que garanta a corresponsabilidade do Congresso”, diz Gilmar. Michel Temer também é defensor do semipresidencialismo, conforme artigo recente dele publicado no Estadão.
Em... A PEC de Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que veda a atuação de membros da ativa das Forças Armadas na administração pública ganha fôlego novamente.
...alta. Faltam menos de 20 assinaturas para a proposta chegar às 175 e ser protocolada. Arthur Lira (PP-AL) não teria empecilhos.
Pronto, falei!
Sobre áudio de ex-cunhada do Presidente
Quando Bolsonaro prometeu defender a família, se ‘esqueceu.
Rubens Nunes, vereador de São Paulo (PSL)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo