X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Motorista já pode abrir mão de recurso e acelerar punição

foto autor
03/07/2021 - 15:13 • Atualizada em 03/07/2021 às 15:31

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motorista já pode abrir mão  de recurso e acelerar punição
Marcus Perozini, diretor de Habilitação do Detran-ES: processo mais ágil |  Foto: Antonio Moreira/AT

Para o motorista que deseja iniciar imediatamente o cumprimento da suspensão do direito de dirigir, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), lançou uma ferramenta que vai agilizar o processo.

O serviço, totalmente online, permite que o condutor com processo administrativo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possa abrir mão do recurso e cumprir a pena imediatamente. Nesse caso, não será necessário que ele se desloque até uma agência para a entrega da CNH.

Após solicitado pelo condutor o início do cumprimento da penalidade, o bloqueio será incluído automaticamente em seu prontuário e ele estará impedido do direito de dirigir pelo prazo previsto no processo.

Atualmente, o motorista que recebe uma notificação de bloqueio (NB) da CNH inicia, automaticamente, o cumprimento da penalidade, após a finalização dos prazos de recursos.

Quando ele deseja acelerar o processo e dar início ao cumprimento, precisa agendar e ir presencialmente fazer a entrega da carteira em uma unidade do órgão.

“Essa iniciativa tecnológica vai diminuir o número de pessoas nas agências do Detran. Vai permitir que motoristas cumpram com maior rapidez a suspensão, realizem o processo de reciclagem e fiquem logo aptos para conduzir profissionalmente, assim que o prazo da penalidade for concluído”, disse o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Detran-ES, Marcus Perozini.

Ele alertou que, assim que se dá o bloqueio, o condutor fica impedido do direito de dirigir ou pilotar e, caso seja flagrado na direção de veículo, estará sujeito à instauração de processo administrativo de cassação do direito de dirigir.

Para realizar o serviço, que está disponível no site www.detran.es.gov.br, na área de serviços digitais de Infrações, basta selecionar o ícone “Cumprimento imediato de suspensão de CNH”.
Automaticamente, o cidadão será direcionado ao site Acesso Cidadão, que é a base de dados para os serviços oferecidos pelo governo do Estado.

Se ele já tiver cadastro, basta efetuar login. Se não, será necessário se cadastrar.
“Somente em 2021, até o momento, já temos 1.129 procedimentos instaurados de suspensão da CNH, e essa é uma maneira de desafogar o processo”, ressaltou Marcus Perozini.


SAIBA MAIS


Como entrar com pedido

  • O motorista deve acessar o site www.detran.es.gov.br, na área de serviços digitais de Infrações, selecionar o ícone “Cumprimento imediato de suspensão de CNH”.
  • Automaticamente, o cidadão será direcionado ao site Acesso Cidadão, que é a base de dados para acesso aos serviços oferecidos pelo governo do Estado.
  • Se já tiver cadastro, basta efetuar login. Se não, será necessário se cadastrar.
  • Na sequência, o condutor deverá preencher um formulário com as informações pessoais, como consta em sua CNH e confirmar os dados. Caso haja divergência, deve fazer a alteração no local disponibilizado.
  • Posteriormente, vai aparecer a penalidade de suspensão e, com mais alguns cliques, o procedimento será finalizado. Imediatamente, a contagem do prazo de penalidade terá início.
  • Ao final, será gerado um documento com o número do processo e as informações da entrega e data de desbloqueio da CNH.
  • o motorista deverá se matricular em um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores.
  • A CNH só será desbloqueada após a realização do curso de reciclagem e aprovação na prova.
  • No documento, consta ainda as sanções previstas, caso o condutor seja flagrado conduzindo veículo durante o período de suspensão da CNH.
Fonte: Detran-ES.
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso