X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Motorista já pode abrir mão de recurso e acelerar punição


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motorista já pode abrir mão  de recurso e acelerar punição
Marcus Perozini, diretor de Habilitação do Detran-ES: processo mais ágil |  Foto: Antonio Moreira/AT

Para o motorista que deseja iniciar imediatamente o cumprimento da suspensão do direito de dirigir, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), lançou uma ferramenta que vai agilizar o processo.

O serviço, totalmente online, permite que o condutor com processo administrativo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possa abrir mão do recurso e cumprir a pena imediatamente. Nesse caso, não será necessário que ele se desloque até uma agência para a entrega da CNH.

Após solicitado pelo condutor o início do cumprimento da penalidade, o bloqueio será incluído automaticamente em seu prontuário e ele estará impedido do direito de dirigir pelo prazo previsto no processo.

Atualmente, o motorista que recebe uma notificação de bloqueio (NB) da CNH inicia, automaticamente, o cumprimento da penalidade, após a finalização dos prazos de recursos.

Quando ele deseja acelerar o processo e dar início ao cumprimento, precisa agendar e ir presencialmente fazer a entrega da carteira em uma unidade do órgão.

“Essa iniciativa tecnológica vai diminuir o número de pessoas nas agências do Detran. Vai permitir que motoristas cumpram com maior rapidez a suspensão, realizem o processo de reciclagem e fiquem logo aptos para conduzir profissionalmente, assim que o prazo da penalidade for concluído”, disse o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Detran-ES, Marcus Perozini.

Ele alertou que, assim que se dá o bloqueio, o condutor fica impedido do direito de dirigir ou pilotar e, caso seja flagrado na direção de veículo, estará sujeito à instauração de processo administrativo de cassação do direito de dirigir.

Para realizar o serviço, que está disponível no site www.detran.es.gov.br, na área de serviços digitais de Infrações, basta selecionar o ícone “Cumprimento imediato de suspensão de CNH”.
Automaticamente, o cidadão será direcionado ao site Acesso Cidadão, que é a base de dados para os serviços oferecidos pelo governo do Estado.

Se ele já tiver cadastro, basta efetuar login. Se não, será necessário se cadastrar.
“Somente em 2021, até o momento, já temos 1.129 procedimentos instaurados de suspensão da CNH, e essa é uma maneira de desafogar o processo”, ressaltou Marcus Perozini.


SAIBA MAIS


Como entrar com pedido

  • O motorista deve acessar o site www.detran.es.gov.br, na área de serviços digitais de Infrações, selecionar o ícone “Cumprimento imediato de suspensão de CNH”.
  • Automaticamente, o cidadão será direcionado ao site Acesso Cidadão, que é a base de dados para acesso aos serviços oferecidos pelo governo do Estado.
  • Se já tiver cadastro, basta efetuar login. Se não, será necessário se cadastrar.
  • Na sequência, o condutor deverá preencher um formulário com as informações pessoais, como consta em sua CNH e confirmar os dados. Caso haja divergência, deve fazer a alteração no local disponibilizado.
  • Posteriormente, vai aparecer a penalidade de suspensão e, com mais alguns cliques, o procedimento será finalizado. Imediatamente, a contagem do prazo de penalidade terá início.
  • Ao final, será gerado um documento com o número do processo e as informações da entrega e data de desbloqueio da CNH.
  • o motorista deverá se matricular em um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores.
  • A CNH só será desbloqueada após a realização do curso de reciclagem e aprovação na prova.
  • No documento, consta ainda as sanções previstas, caso o condutor seja flagrado conduzindo veículo durante o período de suspensão da CNH.
Fonte: Detran-ES.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: