Acre pode estar em rota de tráfico de pessoas
Estado de São Paulo
Autoridades do Acre identificaram aumento na entrada de estrangeiros no Estado, de várias nacionalidades africanas, em busca de chegar a outros países da América Latina.
“O Brasil pode estar entrando em uma rota internacional de tráfico de pessoas”, afirma o secretário de Justiça e Segurança do Acre, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos.
Para agravar o quadro de tensão crescente, o Estado também enfrenta uma crise de refluxo migratório na fronteira com o Peru: haitianos que tentam deixar o Brasil estão sendo barrados pela polícia peruana.
Sinais. Segundo Santos, foi detectada a presença de “coiotes” na região, o que reforça a suspeita de tráfico internacional de pessoas.
Caminho. De acordo com ele, uma das explicações para a situação é o fato de que o País, na prática, não fechou suas fronteiras enquanto países vizinhos intensificaram os bloqueios por causa da Covid-19.
Pelo ar. Segundo o secretário, os africanos têm entrado no Brasil por meio de voos comerciais que pousam em Rio Branco (AC).
Pressão. Desde o último domingo, cerca de 400 pessoas, maioria de haitianos, ocuparam a Ponte da Integração, que liga o Brasil ao Peru. Ontem, o grupo entrou em confronto com policiais peruanos e foi mandado de volta ao território brasileiro.
Panorama. Parlamentares da bancada acreana se reuniram ontem com Ernesto Araújo.
Não tá… O chanceler, no entanto, afirmou não estar conseguindo negociar com os peruanos, que estariam irredutíveis, e a equivalente dele no país vizinho foi demitida por furar a fila da vacina contra a Covid-19.
…comigo. Segundo relatos, Araújo teria se comprometido a enviar reforços do governo federal para a região. Os parlamentares se queixaram da ausência de Itamaraty, Exército e PF no local, deixando tudo aos cuidados da Prefeitura de Assis Brasil, município com apenas 7 mil habitantes.
CLICK. Em Santa Catarina, Eduardo Bolsonaro, o 03, (segundo à esquerda) “numerou”, assim como seu pai, Max Guilherme Machado, Jorge Seif e Hélio Lopes (esquerda para direita).
Ops. Há o temor entre os deputados de que o incidente com o governo do Peru se transforme em uma crise diplomática mais ampla.
Eu apoio. A maioria do Senado já se posicionou publicamente a favor da reforma tributária, de acordo com levantamento do movimento Pra Ser Justo em parceria com a Endeavor e a consultoria Arquimedes, que tem como base as manifestações dos parlamentares nas redes sociais.
Como. Dos 81 senadores, 46 defenderam a reforma, dois disseram ser contra e seis fizeram postagens neutras. O principal argumento é a simplificação dos impostos. Em seguida, o tema mais comentado foi a taxação de grandes fortunas.
Quem. O MDB e o Podemos são os mais favoráveis à reforma no Senado, e a bancada do PT é a única que se declara contrária
Até... O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), criticou a demora na sanção da MP que agiliza a compra de vacinas.
...quando? “Bolsonaro trata de armas, que matam. Quando se trata de vacina, para salvar vidas, ele demora para sancionar. Anuncia que deve vetar mecanismo de validação de uso no Brasil de vacinas já aprovadas e em uso em outros países.”
Pronto, falei!
"Aglomerações só servem para o vírus contaminar mais gente. Por mais que sigamos abrindo novos leitos, nossa mão de obra na saúde não é infinita”
Ronaldo caiado, governador de Goiás
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo