Pazuello prepara nova medida provisória para vacina
Estado de São Paulo
O governo federal está elaborando uma nova medida provisória para a compra de vacinas. Desta vez, o foco será na Pfizer. Segundo a coluna apurou, a ideia é criar segurança jurídica para que o Ministério da Saúde possa comprar as doses, mesmo sem o registro da Anvisa em mãos.
O governo discute ainda se o texto incluirá a responsabilização em caso de pedido de indenização. Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter defendido que os vacinados assinem um “termo de responsabilidade”, Eduardo Pazuello, reservadamente, descarta essa opção.
Corre. A Saúde busca concluir o acordo com a farmacêutica ainda em 2020. Na semana passada, o governo já publicou uma MP para compra de vacinas no valor de R$ 20 bilhões.
Calendário. Pazuello quer começar a vacinação com a Pfizer no final de janeiro. Na pior das hipóteses, no início de fevereiro.
Milagre natalino. O ministro foi aconselhado a anunciar as possíveis datas publicamente, de forma clara.
Pouca dose... No ministério, a discussão no momento é, diante da primeira leva de prováveis 500 mil doses da Pfizer em janeiro, quem vacinar primeiro?
...muita fila. A principal hipótese é de que sejam idosos de instituições de longa permanência, como asilos. Seria suficiente para imunizar toda essa população e também os seus cuidadores.
Bye? O anúncio do Butantan e do governo de São Paulo de só apresentar os dados de eficácia da Coronavac em 15 dias reforçou o entendimento entre gestores de Saúde e parlamentares que começar a vacinação no estado no final de janeiro está cada vez mais distante...
CLICK. A prefeita eleita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (Patriota), discursa em ato do movimento “HC Já”, que promoveu um abraço simbólico em prol do hospital público.
A pandemia... Em 25 de abril, Sergio Moro encerrou seu período no governo federal, após ter deixado para trás 22 anos de magistratura para ser “superministro”.
...em ilustrações. A temperatura, que já estava consideravelmente alta por causa da pandemia, subiu ainda mais quando Moro acusou Jair Bolsonaro de querer interferir pessoalmente na Polícia Federal. Até hoje, o assunto não foi esclarecido: segue aberto no STF um inquérito para investigar o caso.
Cada tal... Senadores do MDB defendem que o anúncio de Baleia Rossi (MDB-SP) como o nome de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara não inviabiliza as articulações da sigla por candidato próprio ao comando do Senado.
...com o seu qual. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. No Senado, a escolha será por um critério de proporcionalidade”, disse Eduardo Braga (MDB-AM), um dos pré-candidatos da sigla. O MDB tem a maior bancada na Casa com 13 senadores e mais dois a caminho em janeiro.
Tudo nosso. Reservadamente, senadores do MDB dizem ver a candidatura de Baleia como incerta, em especial diante do racha da oposição. Também não querem ceder uma posição ao DEM novamente.
Em definitivo. Lideranças da região de Bauru (SP) se mobilizaram em ato ontem para pressionar o governo paulista a cumprir promessa feita em outubro deste ano pelo governador João Doria (PSDB). Querem a abertura definitiva do Hospital das Clínicas da cidade, que funciona provisoriamente apenas para atender os casos de Covid-19.
Pronto, falei!
Sobre anúncio da eficácia da Coronavac sem apresentação de dados
"Desrespeito do governo de São Paulo com a população e lição de como não comunicar ciência"
Natalia Pasternak, microbiologista da USP
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo