X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Famosos

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Silvio Santos comemora 90 anos

foto autor
12/12/2020 - 12:56

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Silvio Santos comemora 90 anos
Silvio Santos é o apresentador que há mais tempo está no ar no mundo |  Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Um dos maiores comunicadores do país, dono do "Baú da Felicidade" e do Sistema Brasileiro de Televisão - SBT, Silvio Santos comemora 90 anos de idade neste sábado (12). Por conta da pandemia do coronavírus, a data não contará com qualquer comemoração, a seu pedido.

Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio, nasceu na Lapa, no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930, filho do imigrante grego Alberto Abravanel e da turca Rebeca Abravanel. Começou a vida como camelô, até começar a vida no rádio até chegar a TV.

Sua estreia foi na TV Paulista (atual TV Globo) em 7 de fevereiro de 1958, no programa "Hit Parade". Dois anos antes, assumiu o "Baú" de Manoel da Nóbrega (pai do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega) e reformulou todo o sistema. Depois do "Hit Parade", iniciou um programa noturno chamado “Vamos Brincar de Forca”, até chegar, em 1961, com um programa aos domingos com brincadeiras e prêmios, com base no Baú.

Imagem ilustrativa da imagem Silvio Santos comemora 90 anos
|  Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Em 66, a TV Globo comprou a TV Paulista e manteve Silvio Santos no ar. Mas foi em 1975, que muita coisa mudou: Silvio comprou 50% da TV Record. Graças a esta experiência, seis anos depois, em 1981, surgiu o SBT, tendo o Programa Silvio Santos nas tardes/noites de domingo como um dos carros-chefe.

Homenagens

A pedido de Silvio Santos, o SBT não fará programa especial. A Record não: fará uma reportagem especial, no Domingo Espetacular, prometendo um acervo inédito de imagens do apresentador.

O programa vai abordar a infância humilde no Rio de Janeiro, os tempos de ambulante na balsa Rio-Niterói e a virada de mesa que ele deu ao se tornar apresentador e, depois, dono de uma das maiores emissoras de TV do Brasil (além de diversas outras empresas).

Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e um dos principais líderes da TV Record, é amigo pessoal de Silvio Santos.

Imagem ilustrativa da imagem Silvio Santos comemora 90 anos
Silvio Santos e Gugu |  Foto: Reprodução/Instagram

A filha de Silvio, Patricia Abravanel, 43, que segue os passos dele como apresentadora, fez uma homenagem especial ao pai. "A lista do que aprendi com meu pai nesses 90 anos é tão rica e cheia de sabedoria, bom humor, amor, exemplo de tantas e tantas coisas boas que renderiam até um livro", diz. "O bom é também saber que o Brasil pode se alegrar e aprender com ele sempre."

"90 anos é muita história, é muita alegria, é muito aprendizado, é muito ensinamento", concorda o ator, cantor e também apresentador Tiago Abravanel, 33, neto de Silvio. "Ele soube, sabe e espero que saiba ainda aproveitar muito tudo o que ele já viveu, tudo o que ele ainda pode viver. Sempre com esse espírito de alegria, levando alegria para o povo brasileiro em diferentes épocas."

Já Liminha, que é diretor de palco do SBT e conhecido como o "faz tudo" de Silvio na emissora, deu seu parecer como empregado. "Que você continue sendo esse cara agradável, esse empresário show de bola, esse amigo de nós funcionários aqui do SBT", comenta. "Eu desejo, de todo coração, muita saúde, muita paz, que você continue sendo essa alegria para o mundo inteiro."

Imagem ilustrativa da imagem Silvio Santos comemora 90 anos
Sílvio Santos e Isis Abravanel |  Foto: Divulgação

História em livro

Neste ano, a história de Silvio Santos foi narrada no livro "Sonho Sequestrado", escrito por Marcondes Gadelha. O livro trata da campanha do apresentador à Presidência da República, nas eleições de 1989. 

Silvio Santos escreveu uma carta de agradecimento ao autor, que virou prefácio do livro.

"Como muito de meus órgãos, incluindo o óbvio, que não funciona há muito tempo, minha memória a cada dia que passa vai se apagando vagarosamente. Este seu livro me lembra de acontecimentos que eu já tinha esquecido e me deixa emocionado a cada página que leio.", disse Silvio.

"Considero que estava qualificado para exercer a Presidência da República e tenho certeza de que a equipe que escolheria, no mínimo, melhoraria as condições das pessoas mais necessitadas neste país", continuou o dono do SBT.

"Parte do povo mais humilde do Brasil, infelizmente, ainda vive debaixo de pontes, em casebres de papelão ou de madeira, onde, muitas vezes, só tem um prato de feijão para comer e ainda precisa se preocupar com saúde e com os remédios que precisa tomar", lamentou. "Minha atuação seria voltada para esses temas que tanto afligem a nossa pobre população."

"Os demais problemas do nosso país seriam enfrentados também pelo presidente Silvio Santos, mas preservada sempre a prioridade dada à habitação e à saúde", afirmou.

Silvio disse estar emocionado com as lembranças que o livro trouxe. "Você, com seu talento de escritor e generosidade de amigo, me deixou por diversos momentos com lágrimas de saudade e emoção ai trazer de volta aqueles compromissos", contou.

"Hoje, com 90 anos, me pergunto se teria sido bom para mim, para a minha família, para a minha televisão e para as pessoas que gostam de mim ter colocado a faixa verde e amarela que estampa a capa deste excelente livro", disse, referindo-se à imagem em que aparece com o acessório presidencial. "Sei, porém, que teria sido bom para a causa. E isso me basta. O desafio, então, estava aceito em qualquer circunstância."


    
    


                                

                        
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso