Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Gilmar Ferreira

A coluna de Gilmar Ferreira traz análises diretas e bem fundamentadas sobre o futebol brasileiro, combinando opinião, bastidores e leitura crítica do esporte. Com linguagem acessível e olhar experiente, Gilmar comenta desempenho de clubes, decisões de dirigentes, comportamento de jogadores e os movimentos que moldam o futebol dentro e fora de campo. Suas colunas exploram não apenas resultados, mas contexto, estratégia e impacto, oferecendo ao leitor uma visão mais profunda do jogo e do cenário esportivo atual.

Quanto vale a imparcialidade?

| 10/07/2020, 09:35 h | Atualizado em 10/07/2020, 09:37
Gilmar Ferreira
Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.


E a grande discussão da final da Taça Rio não foi a passividade do Flamengo de Jorge Jesus diante da forte marcação do Fluminense de Odair Hellmann. Tampouco falou-se sobre os maus tratos da Federação que marcou as finais do Campeonato Carioca para domingo e quarta-feira da próxima semana. Nada disso.

O que hoje certamente tomaria conta de bares e restaurantes, se estivéssemos efetivamente liberados para o convívio social, seria o debate sobre a linguagem das narrativas dos jogos em transmissões da Tv do clube mandante.

O estilo empregado pelo locutor Anderson Cardoso, evitando a menção dos jogadores do Flamengo na transmissão do clássico de quarta-feira pela FluTV, movimentou as redes sociais.

E provocou saudável troca de pontos de vista envolvendo a “parcialidade” da narração, característica principal deste novo modelo que entra em cena com a ativação dos canais dos clubes na internet.

Valor
Se é bom ou ruim, vai do gosto de cada um. Mas, no “novo normal”, o desafio será a busca por um modelo capaz de criar valor para o mercado.

Na avaliação de profissionais do setor anunciante, a audiência construída por torcedores de uma só camisa limita os ganhos. E por maior que seja a massa, a abrangência desafia os especialistas de cada clube.

Bruno Maia, da Agência 14, que até pouco tempo era vice-presidente de marketing do Vasco, prestes a lançar livro sobre a relação entre torcedores e marcas, sugere, por exemplo, a customização, com desenvolvimento de linguagem própria, extrovertida e engajadora.

Caminhos

Há muitos caminhos, e pode ser até que se chegue à conclusão de que o melhor é ter a opção da transmissão imparcial e mais abrangente — tão mais atraente para os anunciantes, quanto rentável para os clubes...

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.