T-Cross: bom de fôlego e de consumo
Márcia Branki
Siga o Tribuna Online no Google
Lançado no mercado nacional há cerca de um ano para disputar vendas com Renegade, HR-V e companhia, o T-Cross chegou de mansinho e aos poucos foi conquistando o coração dos consumidores. Tanto que em novembro o SUV da Volkswagen bateu recorde de vendas e, pela primeira vez, entrou para o ranking dos 10 carros mais vendidos no País.
A convite da Volkswagen, Sobre Rodas avaliou a versão intermediária do T-Cross, a Comfortline, que traz motor 1.0 turbo de três cilindros e até 128 cavalos. Se você tem preconceito com motor mil, pode ir tratando de rever os seus conceitos.
Em conjunto com um câmbio automático de seis velocidades, o propulsor mostrou que é bom de fôlego e de consumo. Com 100% de gasolina no tanque, faz 11 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Quanto ao desempenho, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e chega aos 179 km/h.
Por fora, o visual do T-Cross agrada bastante, e na parte interna, o SUV traz espaço, conforto e uma generosa lista de itens de série, além de três pacotes opcionais, que conferem ainda mais comodidade e segurança aos ocupantes.
Na frente, o condutor logo encontra a posição ideal de dirigir. O painel, em dois tons, chama atenção e dispõe de comandos de fácil visualização e ao alcance das mãos.
Na parte de trás, graças ao entre-eixos de 2,65 cm, os passageiros encontram boa folga para as pernas. Outros destaques na traseira do veículo são as saídas de ar-condicionado e as duas entradas USB.
Com cinco estrelas nos testes do Latin NCap, o T-Cross se destaca no quesito segurança. Ele vem equipado de série com seis airbags, sistema Isofix, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes e os importantes controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
O tamanho do porta-malas, com capacidade para 373 litros, deixa um pouco a desejar. Para compensar, a Volkswagen criou um sistema que amplia o compartimento para 420 litros. O recurso, porém, faz com que o encosto da segunda fileira de bancos fique mais vertical, reduzindo um pouco o conforto dos ocupantes.
A versão Comfortline do T-Cross está à venda na Vitoriawagen com preço a partir de R$ 99.990. Com todos os opcionais, o valor sobe para R$ 112.190.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Sobre Rodas,por Márcia Branki