Colocaram as cartas à mesa
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O movimento do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), em se colocar à disputa pelo Senado, conforme a coluna publicou, gerou mal-estar entre alguns aliados do governador Renato Casagrande (PSB) que também têm desejo de concorrer ao 2º voto ao Senado nas eleições de 2026.
Deixando esse clima de lado, Euclério esteve ontem com o deputado federal Josias Da Vitória (PP) para falar sobre investimentos para Cariacica e Espírito Santo. Além disso, a eleição de 2026 esteve em pauta. Segundo o prefeito, aproveitou o encontro para pedir apoio a Da Vitória.
Movimento chama atenção, visto que Da Vitória se coloca como possibilidade a 2º voto na chapa do grupo de Casagrande. Como analisado em Plenário, o próprio governador já endossou o nome do progressista em reuniões. Resta saber como ele vai administrar a concorrência interna em sua base.
Moldes de propaganda
Segundo aliados do prefeito, Euclério nunca esteve tão animado com a possibilidade de alçar voos maiores. Entende que essa pode ser oportunidade única.
Nas redes sociais, chegou a publicar vídeo apresentando investimentos feitos em Cariacica. E promete “novidades estrondosas” para a semana que vem.
Topa até perder mandato
Presidente da Câmara de Linhares, Roninho Passos (Pode) está decidido a disputar vaga à Ales em 2026. Para isso, porém, precisa ter legenda garantida pelo Podemos, partido ao qual é filiado. Caso não haja possibilidade, se dispõe a deixar o mandato na Câmara para ir às urnas. Cabe lembrar que vereadores não terão janela partidária ano que vem.
Visita de peso em Cariacica
Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União) resgatou um vídeo de 1989, quando Ulysses Guimarães — que liderou a Assembleia Nacional Constituinte —, visitou Cariacica. Na oportunidade, endossou apoio a Aloízio Santos, pai de Marcelo, na disputa à prefeitura.
“Reaja Brasil”
O senador Magno Malta (PL) estará presente na manifestação “Reaja Brasil”, marcada para acontecer amanhã no Espírito Santo.
O ato, que segundo os organizadores reúne cidadãos em apoio a pautas de defesa da democracia, liberdade e valores nacionais, abordará temas como a proposta de anistia, inclusive para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e o pedido de impeachment do ministro do Supremo Alexandre de Moraes.
Dois nomes de Vidigal retornam à gestão
Em julho deste ano, o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), fez mudança na secretaria da Saúde. O então secretário Diogo Cosme deixou a pasta. Em seu lugar, assumiu Fernanda Coimbra. Na última semana, a movimentação foi na Comunicação. Saiu Renata Salgueiro e voltou Fabíola Zardini.
Fernanda e Fabíola são dois nomes de confiança do ex-prefeito Sergio Vidigal (PDT). Ambas chefiavam as respectivas pastas na gestão anterior.
Café com diálogo
Na próxima quinta-feira, a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Estado (Ascamves) vai promover o evento “café com diálogo”, às 9h, no gabinete no prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido). Todos os membros da diretoria foram convidados. Mais um movimento do prefeito para fortalecer seu nome rumo à disputa de 2026.
Final do serraiá
Acontece hoje a grande final do Concurso de Quadrilhas da Serra, o Serraiá, evento idealizado pelo deputado Alexandre Xambinho (Pode). A decisão acontece na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, reunindo grupos juninos da Grande Vitória e também do interior do Estado.
Homenagem em Vitória
Vereador de Vitória Pedro Trés (PSB) entregou a Medalha Ayrton Senna à atleta capixaba Sofia Madeira, campeã da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Trés ressaltou que a conquista de Sofia representa orgulho para Vitória.