Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Relação ruim entre governo Lula e grupo de Lira turbina Centrão

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (23)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 23/05/2024, 10:35 h | Atualizado em 23/05/2024, 10:35
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Relação ruim entre governo Lula e grupo de Lira turbina Centrão
Governo Lula e aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira, não têm boa relação |  Foto: WILTON JUNIOR/ Agência Estado

A piora da relação entre Planalto e aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira, aferida em pesquisa Quaest, fortalece o Centrão na eleição interna da Casa. De acordo com o levantamento, caiu de 67% para 64% o índice de deputados que reprovam a atenção dada a eles pelo governo. Mas a insatisfação saltou de 67% para 83% entre os independentes, grupo que a Quaest classifica como majoritariamente pró-Lira.

O porcentual supera o da oposição: ali, 74% criticam a atenção do Planalto. Para Leandro Consentino, cientista político do Insper, os números expõem Lula fragilizado na disputa da Câmara. “Agora é ver como o Centrão negociará com a oposição. Ter um presidente da Câmara hostil ao governo no último biênio é uma ameaça à reeleição de Lula”, avaliou à Coluna.

Crise... Lideranças do PT de Minas querem acionar a Executiva da sigla após o ministro Camilo Santana (Educação) confirmar, ao lado do governador Romeu Zema, parceria entre os governos federal e estadual para construção de hospitais universitários. Prefeito de Divinópolis, o bolsonarista Gleidson Azevedo (Novo) estava na audiência, para a qual nenhum deputado petista foi chamado.

...interna. “O anúncio (para Divinópolis) deveria ter sido feito pelo presidente Lula, não pelo governador, responsável pelo abandono da obra”, declarou à Coluna a tesoureira do PT, Gleide Andrade, que é de Minas. O MEC afirmou que o ministro recebe governadores de todos os Estados e espectros políticos.

Troca. Presidente do PSDB, Marconi Perillo assume nesta quinta (23) o comando da federação PSDB-Cidadania no lugar de Bruno Araújo, que deixa o cargo após dois anos.

Levante. A norma editada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, proibindo apoio a outros partidos onde a sigla tiver candidato nas eleições, causou desconforto entre filiados. Lideranças veem a regra como inviável e dizem que nem Jair Bolsonaro a segue. Em Guarulhos, o ex-presidente apoia a pré-candidatura a prefeito do Xerife do Consumidor (Republicanos), e o PL vai lançar Lucas Sanches.

Eu acho. Sob reserva, parlamentares reclamam que alguns pré-candidatos se filiaram ao PL de olho no fundo eleitoral do partido - que receberá a maior fatia do recurso, cerca de R$ 863 milhões -, mas não se identificam com bandeiras conservadoras.

No aguardo. O PSB cobra o TSE a definir se pagamentos dos municípios a vítimas de desastres naturais em ano eleitoral é legal ou não. A sigla diz que há insegurança jurídica para aplicar a medida no Rio Grande do Sul.

Tese. Apesar de o próprio PT ter pedido à Justiça a cassação de Sérgio Moro (União), o presidente Lula avaliava que esse desfecho, não concretizado, transformaria o senador em mártir da direita, relatam governistas do Congresso. Para Lula, a cassação seria “vitória de Pirro”: até promoveria um revés a Moro, mas o fortaleceria politicamente.

Força. Com discurso de "perseguido", Moro poderia emplacar um aliado, talvez mais radical, na eleição que seria convocada. Publicamente, o Presidente e o governo não comentaram a absolvição de Moro pelo TSE.


Pronto, falei!

"O STF acerta ao coibir o uso abusivo de ações judiciais para assediar jornalistas. Uma imprensa intimidada só interessa a quem tem algo errado a esconder” - Sérgio Rosenthal, advogado criminalista

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão