Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Revitalização do Canal de Camburi traz impacto imobiliário e eleitoral

Coluna foi publicada no domingo (24)

Luiz Trevisan | 26/12/2023, 11:21 h | Atualizado em 26/12/2023, 11:23

Imagem ilustrativa da imagem Revitalização do Canal de Camburi traz impacto imobiliário e eleitoral
Projeção do novo Canal de Camburi |  Foto: Divulgação/PMV

O projeto arquitetônico que revitaliza as margens do Canal de Camburi, em Vitória, é a cereja do bolo de Natal no pacote de R$ 2 bilhões de investimentos previstos até 2024 pela prefeitura. E já causa impacto: com a valorização do entorno do canal, o mercado imobiliário ficou agitado desde o anúncio feito pelo prefeito Lorenzo Pazolini, no Iate Clube, e isso abrange a hotelaria, gastronomia e o turismo, os serviços predominantes na faixa da orla. Deques, marinas, mirantes, arborização, ponte de pedestre e conexão entre ruas do famoso “Triângulo das Bermudas” emergem do projeto de RS 252 milhões, previsto para começar em março de 2024 com recursos da municipalidade. “É Vitória se colocando de frente pro mar”, disse o prefeito, fazendo lembrar Marien Calixte e Luiz Paulo Velloso Lucas, notórios defensores dessa ação. Pazolini apontou: “A revitalização vem do bairro São Pedro, da periferia para o centro”.

Beleza e saneamento

Além do embelezamento das margens, as obras previstas no Canal de Camburi, até a Ponte da Passagem, incluem dragagem do leito, para melhorar circulação de barcos. E devem contemplar, numa segunda fase, ações de saneamento para reduzir a forte poluição no canal.

A propósito

Ao anunciar o início de um projeto tão robusto em seu último ano de mandato, o prefeito Lorenzo Pazolini, considerado de “centro”, sinaliza que vai buscar a reeleição, em outubro de 2024. Entre os principais oponentes, deverá ter pela frente um candidato de esquerda (PT) e outro da extrema-direita, que ainda pode ser removido conforme pesquisas e entendimentos.

Economia do Estado deve crescer 3,1%

Na projeção da Findes para a economia em 2024, o Espírito Santo deverá crescer 3,1%, enquanto a nacional tem projeção de aumentar 1,7%. Neste 2023, a atividade econômica do Estado deverá registrar alta de 4,8%, puxada pela indústria, principalmente a extrativa, e serviços. Setores que registram baixas foram agropecuária (-7,6%) e construção (-7,5%). Estiagem e baixos preços do café impactaram o setor primário, já a construção caiu comparando com os números do período da pandemia, quando teve forte impulso.

Impressões de Dubai

Capixabas que circulam por Dubai, Emirados Árabes, voltam impressionados não apenas com o “exotismo” e a arquitetura monumental de uma cidade construída no deserto. Detalhe: a maior renda de Dubai hoje não vem do petróleo, mas do turismo cada vez mais pujante.

...Fazer chover

Dessalinizar água do mar é tecnologia dominada há tempos por lá. Agora, os árabes estão se especializando em fazer chover, a partir da técnica de bombeamento químico nas nuvens. Às vezes, erram a mão e chove muito. E sem captação apropriada, o “deserto” fica alagado.


Curta

LIVROS NO NATAL. É sempre uma boa pedida presentear com livros, principalmente neste ano em que as vendas caíram 6,4%, segundo o Portal do Varejo de Livros do Brasil.

...NOVA EDIÇÃO. “Do Verso à Canção”, biografia do compositor Raul Sampaio, foi relançada no sábado (23) em Cachoeiro, no Mourads. A obra é assinada por Evandro Moreira e Paulo Luna.

SÓ PARA FORTES. Do jornalista cachoeirense Ilauro Oliveira, sobre a “fuga” de conterrâneos, nesta época, rumo a Marataízes: “O calor da cidade não é para os fracos. Só os fortes ficam”.

TORNEIO DE PESCA. A temporada de pesca esportiva do Iate Clube no litoral capixaba vai até janeiro. Até agora, 301 peixes de bico pescados e liberados foram marlim-branco.

BOAS FESTAS. A coluna registra, agradece e retribui incontáveis votos de Feliz Natal e Próspero 2024. E que nos novos dias o medo nunca supere a esperança!

FILOSOFIA PÓS-PANDEMIA. “Brasileiro conhecia o colonialismo inglês, agora ficou sabendo do etarismo através do futebol”. Entreouvido após a final do mundial de clubes.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: