Tucanos ameaçam debandada se Aécio assumir instituto do PSDB
Coluna foi publicada no sábado (02)
Uma ala da bancada do PSDB na Câmara ameaça deixar o partido se o deputado Aécio Neves (MG) vencer a disputa interna pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), revelada pela Coluna, e assumir sua presidência. Esse grupo de parlamentares quer o ex-governador Rodrigo Garcia (SP) à frente do órgão, que recebe mais de 20% do fundo partidário do PSDB.
Nos bastidores, os deputados insatisfeitos afirmam que o controle do ITV fez parte do acordo que elegeu, por aclamação, Marconi Perillo como novo presidente da sigla. Caso Perillo prestigie Aécio, seu aliado, e entregue a ele o comando do instituto, parte da bancada promete solicitar à Justiça desfiliação por discordância do programa partidário. Procurados, o presidente do PSDB e Aécio não se manifestaram.
HOLOFOTES. Os governadores Wilson Lima (União-AM) e Helder Barbalho (MDB-PA) disputam protagonismo da pauta ambiental durante a COP-28. A competição fica clara na divulgação das agendas dos dois para o evento, e gira em torno de quem mais recebe convites internacionais.
METAS. Lima foi convidado para apresentar o painel Estados Verdes. E aproveitará a COP para lançar o Amazonas 2030, projeto que prevê, por exemplo, desmatamento líquido zero – quando cada hectare desmatado é compensado com o reflorestamento de outro.
VIP. Já Barbalho destaca que foi convidado pelo assessor especial dos EUA para o clima, John Kerry, para o evento Avanço da Ação Climática Multinível Ambiciosa. Sua equipe ressalta o teor da mensagem americana: a Casa Branca diz que ficará encantada com a ida dele “dada a liderança forte em questões climáticas”.
PRESENÇA. O bilionário Jeff Bezos desistiu de ir à COP, mas enviará a Dubai Kelley Kizzier, diretora de ações corporativas e mercados do Bezos Earth. Especialista em clima, ela se reúne com governadores da Amazônia Legal no dia 5. E aí Helder e Lima estarão lado a lado.
TUCANO… O ex-senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e a mulher, Gisele Sayeg, receberão R$ 12 mil da empresa American Airlines por um atraso de quase 13 horas em um voo da companhia no dia 16 de outubro entre Dallas (EUA) e o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
…SEM VOAR. Pouco antes do embarque em solo americano, os passageiros do voo AA963 foram informados de que a viagem atrasaria. Aloysio, presidente da SP Negócios, da Prefeitura de São Paulo, precisou remarcar uma reunião diante do problema. A companhia nem questionou a ação e apenas propôs um acordo.
AJUDA. O presidente em exercício Geraldo Alckmin enviou ao Senado mensagem que permite a Maceió tomar empréstimo de US$ 40 milhões junto a fundo internacional, com garantias da União. A verba será usada no iminente desastre ambiental causado pela Braskem.
EM VIAGENS. Alckmin entregou a mensagem ao presidente do Senado em exercício, Rodrigo Cunha (Podemos-AL). Tanto o presidente Lula quanto os dois primeiros presidentes do Senado estão em Dubai, na COP-28.
Para ver, ouvir e pensar
Série: Arnold (AppleTV +)
Música: Brucia la Terra, de Nino Rota
Livro: 48 Leis do Poder, de Robert Greenes