Silvio usa voo comercial para ir ao evento que Anielle foi de FAB
Coluna foi publicada nesta terça-feira (26)
Estado de São Paulo
Presentes no último domingo ao duelo entre Flamengo e São Paulo para uma ação antirracista do governo federal, os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Anielle Franco (Igualdade Racial) expuseram diferença no uso de dinheiro público. Enquanto Silvio foi e voltou da capital paulista em voos comerciais, Anielle preferiu um bate-volta entre Brasília e São Paulo em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) - cuja operação pode custar até 70 vezes mais do que uma passagem aérea convencional. Questionada sobre o porquê não fez uso de voo comercial nem ofereceu carona ao colega de governo, a ministra não respondeu. Flamenguista, Anielle ainda conseguiu assistir seu time jogar na final da Copa do Brasil.
DE JATINHO. O ministro do Esporte, André Fufuca, outro auxiliar do presidente Lula a marcar presença no evento, também chegou de FAB à capital paulista. Ele estava em São Luís, seu domicílio oficial, e segue em São Paulo até esta noite em outras agendas.
EU EXPLICO. À Coluna, Fufuca afirmou que pediu a aeronave da FAB de última hora porque seu voo comercial atrasou para decolar, e não havia passagem à venda com chegada a tempo de participar da solenidade com os colegas de Esplanada. A justificativa foi confirmada pela Coluna junto aos registro das companhias aéreas.
EU EXPLICO 2. O PDT avalia expulsar o vereador de Jucás (CE) Eúde Lucas, que sugeriu “chibata” como tratamento para autismo. O pedido de desfiliação foi dos deputados federais do PDT Josenildo Abrantes (AP) e Léo Prates (BA). A executiva nacional tem 30 dias para analisar.
PACIÊNCIA. O presidente Lula só deve escolher o próximo procurador-geral da República após a cirurgia no fêmur que fará na sexta-feira, afirmam auxiliares. A indecisão está grande.
APOSTAS. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, foi o que mais agradou Lula até agora. Ele é o preferido dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. É aí que mora o impasse: o PT tem alertado Lula de que não é prudente fortalecer demais os magistrados, principalmente se o ministro da Justiça, Flávio Dino, outro queridinho da dupla, for alçado à Suprema Corte.
ACENOS. Presença frequente no Planalto, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), vai batizar uma estrada municipal local de “Avenida 8 de Janeiro”. Como mostrou o Estadão, ele é cotado para assumir um ministério em 2025, quando encerrar seu segundo mandato.
DA DIREITA... Correligionário de Jair Bolsonaro, o deputado estadual da Paraíba Caio Roberto (PL) aderiu à base do governador lulista João Azevêdo (PSB). O movimento irritou o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), que será candidato a prefeito de João Pessoa em 2024.
...À ESQUERDA. “É uma posição individual do deputado, sem respaldo do diretório nacional. Todos têm que seguir as mesmas diretrizes. O presidente Bolsonaro definiu que partidos de esquerda são mais de que adversários, são inimigos do povo brasileiro”, afirmou Queiroga à Coluna.
Pronto, falei!
"O PT governa a Bahia há 17 anos. Relação inequívoca com a destruição da segurança. Ainda assim, continuam as políticas de vitimização de criminosos” - Delegado Ramagem (PL-RJ), deputado federal
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo