Integrantes da base de Lula mantêm rejeição a Fufuca
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (14)
Estado de São Paulo
Irritados com a nova composição do governo Lula, enquanto os ministros tomavam posse ontem, em Brasília, integrantes da base lançaram a seguinte reflexão: se Javier Milei ganhar a eleição na Argentina, existe chance de ele oferecer um ministério para os peronistas? O paralelo com o país vizinho foi para reclamar que o presidente Lula ignora o resultado das urnas, onde o eleitor registrou quem gostaria de ver na oposição ou no governo, de acordo com o discurso que os candidatos ofereciam na época. A crítica, porém, foi especialmente contra a entrega do Ministério do Esporte a André Fufuca (PP-MA), porque ele entra no governo, mas carrega na bagagem um histórico de funções de confiança ao lado de pessoas que Lula e o PT rechaçam com veemência.
BEM ME QUER... Integrantes do PSB, PSOL e PT disseram à Coluna que até abraçam Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). É que, apesar de Silvinho ser do Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas (SP), ele fez campanha para Lula e seu pai foi vice-líder do governo Dilma.
...MAL ME QUER. Já Fufuca terá mais dificuldade de driblar a rejeição da esquerda, pois é visto com desconfiança. O novo ministro foi vice-líder do governo Bolsonaro. Ciro Nogueira costuma dizer que "ele é como um filho".
Além disso, Fufuca integrou a tropa de choque de Eduardo Cunha, em pleno período de cassação de Dilma.
CONTE COMIGO. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), segura há três meses um requerimento de informações da oposição sobre o novo avião presidencial, batizado de "Aerolula II". A aeronave pode custar até R$ 400 milhões.
PATERNIDADE. Na disputa por protagonismo na pauta verde, o Centrão montou uma estratégia para se sobrepor ao projeto de lei do programa Combustível do Futuro, que o governo Lula enviará ao Congresso hoje. A ideia é apensar o texto a uma proposta de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel.
TABELA. A ideia que será encampada pelo relator, deputado Arnaldo Jardim (SP), é aproveitar um vácuo do projeto do governo e legislar sobre o porcentual mínimo de biodiesel no diesel. Os deputados querem elevar dos atuais 12% para 20% até 2026.
CAIXINHA. O STF autorizou o hacker Walter Delgatti Neto a depor online na CPI dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A oitiva presencial tinha sido cancelada por falta de dinheiro na comissão para pagar as passagens e hospedagem dele e dos advogados.
BEIJA-MÃO. Na expectativa de ser sabatinada em 27 de setembro ou 4 de outubro, Daniela Teixeira acelerou o périplo em busca de votos para ocupar vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em duas semanas, a advogada visitou 45 senadores e busca apoio principalmente da bancada feminina.
APOIO. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) recebeu a candidata e manifestou apoio. "Temos pauta em comum, como maior representatividade feminina", disse à Coluna.
Pronto, falei!
"A democracia no Brasil saiu da UTI, mas não deixou o hospital. Continua em risco. Por isso, este governo tem que dar certo e estamos empenhados nisso” - Carlos Siqueira, Presidente do PSB
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo