X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

340 mil vão poder tomar 1ª dose da vacina sem precisar agendar no Estado


Imagem ilustrativa da imagem 340 mil vão poder tomar 1ª dose da vacina sem precisar agendar no Estado
Vítima estava em uma lanchonete do Terminal quando foi atingida acidentalmente. |  Foto: Taynara Nascimento/AT

Faltando cerca de 340 mil adultos para receberem a vacina contra a covid-19, o governo do Estado anunciou na sexta-feira (17) uma mudança na estratégia de imunização para alcançar esse público: doses passarão a ser aplicadas, sem agendamento, em pontos de grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus, rodoviária e aeroporto.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que a organização desses postos volantes e a definição dos locais serão feitas pelos municípios, o que deve começar a funcionar já a partir da próxima semana.

Ele enfatizou que poderão ser vacinadas pessoas com mais de 18 anos que ainda não tenham tomado a primeira dose.

“Com essa estratégia, será possível alcançar o cidadão que está a caminho do trabalho, por exemplo, aumentando a oportunidade e o acesso à vacina. Estamos com a meta de alcançar, pelo menos, 90% da população vacinada em duas doses, para vencermos este vírus”.

Para agilizar o atendimento, Nésio frisou que as pessoas devem estar cadastradas no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.

Para a vacinação em segunda dose, no entanto, a orientação segue sendo o agendamento junto às prefeituras, segundo o secretário.

Quanto a outros grupos, como adolescentes e a terceira dose para idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido, as prefeituras também devem continuar as estratégias que já adotavam, como o agendamento.

Prefeituras

Sobre a imunização em pontos de grande circulação, a Secretaria de Saúde de Cariacica informou que está planejando para os próximos dias realizar mutirão contra a covid-19 em pontos de alto fluxo de circulação de pessoas do município, que poderão ser praças, shoppings ou terminais de ônibus. Esta vacinação será sem agendamento, de livre demanda.

O município reforçou que a estratégia é adotada em suas campanhas e já realizou vacinação contra a covid em shopping e contra a gripe em shopping e terminais.

A Prefeitura de Vitória anunciou que também está preparada para realizar a vacinação em locais de grande circulação de pessoas. O planejamento dos locais depende do quantitativo de doses que o município irá receber.

Já a Secretaria de Saúde da Serra vai aguardar a orientação do Estado para avaliar a possibilidade de montar os postos volantes de vacinação.


Saiba mais


Vacinação em pontos de grande circulação

  • O governo do Estado orientou ontem que os municípios adotem uma nova estratégia de vacinação contra covid-19 para imunizar pessoas em pontos de grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus, rodoviárias e aeroporto, além de shoppings e outros locais.

  • A medida deve começar a valer a partir da próxima semana e os pontos serão organizados pelos próprios municípios.

Cadastro

  • Não será preciso agendar a vacinação, mas as pessoas terão de fazer um cadastro prévio, ou mesmo na hora, pelo celular. Com esse cadastro, um QRCode (código de barras) será gerado e deverá ser apresentado no momento da vacinação.

  • O site para que as pessoas façam o cadastro é o www.vacinaeconfia.es.gov.br, no link “Cidadão”.

Público-alvo

  • A vacinação será voltada para qualquer pessoa com mais de 18 anos que ainda precisa tomar a primeira dose contra covid-19.

  • Com a medida, o governo quer alcançar as mais de 340 mil adultos ainda não vacinados no Estado.

Municípios

  • As prefeituras de Vitória e de Cariacica confirmaram que estão preparadas para iniciar a estratégia. Já a Prefeitura da Serra informou que aguarda a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para avaliar a viabilidade.

Toda a população

  • Segundo o governo, na próxima semana, será concluída a disponibilidade de primeiras doses para 100% de cobertura na população com mais de 18 anos no Espírito Santo. Esse grupo deve receber, principalmente, a Coronavac, do Instituto Butantan.

  • Além de doses que estão chegando do Ministério da Saúde, na próxima semana, devem chegar mais 500 mil doses compradas pelo governo do Estado diretamente do Butantan, suficientes para vacinar 250 mil pessoas.

Adolescentes

  • A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com alguma deficiência ou comorbidade (doença preexistente) e de adolescentes em geral de 15 a 17 anos está mantida no Estado.

  • Ela continuará sendo realizada pelos municípios no Estado, com doses da Pfizer.

  • Cada município organiza sua forma de agendamento e aplicação para este grupo, que não faz parte da nova estratégia de vacinação em pontos de grande circulação.

Reforço para idosos

  • Além de adolescentes, também segue a aplicação pelos municípios da terceira dose em idosos a partir de 60 anos e que tenham tomado a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.

  • Também podem receber a terceira dose aquelas pessoas com o sistema imunológico comprometido (como pacientes transplantados, com HIV e em tratamento contra o câncer) e que tenham tomado a segunda dose há, pelo menos, 28 dias.

Fonte: Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: