X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

15 cidades não atingem meta de vacinação e recebem apenas metade das doses programadas


Por não atingirem a meta de aplicar a maior parte das vacinas que têm disponíveis, 15 municípios receberam 50% das doses que estavam previstas para eles na distribuição iniciada ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Imagem ilustrativa da imagem 15 cidades não atingem meta de vacinação e recebem apenas metade das doses programadas
Remessa de doses da Fiocruz. |  Foto: Divulgação/Sesa

As cidades são: Águia Branca, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itaguaçu, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, São Mateus e Vargem Alta.

A Sesa explicou que, junto ao Ministério Público do Estado (MPE-ES), orientou os secretários municipais das 78 cidades capixabas que mantenham a taxa de utilização das doses recebidas acima dos 80%, em dados disponibilizados pelo Localiza-SUS. O objetivo é garantir a aplicação das doses recebidas em tempo hábil.

Caso o município não atinja a meta estipulada, receberá na distribuição semanal 50% das doses que lhe seriam destinadas. Os demais 50% serão para aos demais municípios com taxa acima de 80%. Retornando à taxa de excelência, a cidade garante 100% das doses.

Mais de 150 mil doses exclusivas para 2ª aplicação

O Estado recebeu, no último domingo (20), 154.750 doses da Covishield (Fiocruz/Oxford), referentes à 26ª pauta de distribuição, e serão destinadas à aplicação de segundas doses dos esquemas vacinais que completam 12 semanas no início de julho.

A distribuição irá atender aos esquemas vacinais iniciados em abril, entre os públicos de trabalhadores da saúde, forças de segurança e idosos de 60 a 64 anos.

A destinação exclusiva às segundas doses é uma estratégia do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A determinação do Ministério da Saúde, em pactuação tripartite, visa à garantia segura da complementação dos esquemas vacinais, definidos no vigésimo quarto Informe Técnico.

No sábado (19), o Estado recebeu 33.200 doses da Covishield (Fiocruz/Oxford). Cerca de 50% das doses foram encaminhadas aos municípios, na manhã de segunda-feira (21), para continuação da Campanha destinada à população geral e aos demais 50% para segundas doses do Projeto Viana Vacinada.

Fonte: Sesa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: