X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Casa de médica do Estado é alvo de operação contra fraude em cota de faculdade

Operação Falso Positivo cumpre mandados no Espírito Santo e no Rio de Janeiro


Imagem ilustrativa da imagem Casa de médica do Estado é alvo de operação contra fraude em cota de faculdade
Policial federal em frente à residência de investigada |  Foto: Beto Barbosa

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quinta-feira (26), a Operação Falso Positivo, contra um esquema de estudantes de Medicina para obter bolsas integrais de estudos na Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes (FMC), na região Norte do Rio de Janeiro. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.  

No Espírito Santo, em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Mimoso do Sul, onde as investigações foram até a casa no Centro de uma médica que estaria envolvida no esquema.   

“A busca e apreensão em Mimoso do Sul ocorreu no início da manhã desta quinta-feira em uma residência perto da rodoviária da cidade. A equipe da Polícia Federal de Cachoeiro foi ao local, em apoio à delegacia da cidade de Campos dos Goytacazes. Foram apreendidos notebook, celular e documentos, que serão encaminhados à delegacia de Campos”, disse a Delegacia da Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim. 

O advogado da suspeita, que não teve o nome revelado, acompanha as investigações. “Estamos na delegacia e não tenho todas as informações”, declarou ele. 

Imagem ilustrativa da imagem Casa de médica do Estado é alvo de operação contra fraude em cota de faculdade
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em casa de investigada |  Foto: Beto Barbosa

No total, os agentes saíram para cumprir 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos. Além das cidades capixabas, as ordens judiciais tinha endereços em Campos, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana, no Rio de janeiro.

Demandada pela reportagem, a Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes (FMC) revelou que ainda não tem a quantidade de alunos envolvidos e que o setor jurídico está analisando algumas informações para, após, a instituição divulgar uma nota oficial sobre a ação. 

A Polícia Federal não soube informar, até o fechamento da matéria, quantos capixabas, entre alunos e pais, estariam envolvidos no esquema que forjava documentos e prestava declarações falsas para se passar por pessoas de baixa renda, e assim conseguir as bolsas de estudos. Uma das fraudes era a inscrição no CadÚnico do governo federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: