X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Motoristas fazem protesto em Vitória e pedem mais prazo para pagar IPVA


Cerca de 100 motoristas fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira (17) pedindo ao governo do Estado que prorrogue o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Eles realizaram uma carreata da Assembleia Legislativa até o Palácio Anchieta.

Imagem ilustrativa da imagem Motoristas fazem protesto em Vitória e pedem mais prazo para pagar IPVA
Motoristas fizeram carreata em Vitória para pedir mais prazo para pagar IPVA |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Um dos organizadores da manifestação, Aleckson Rocha Pinheiro, 41 anos, é dono de uma empresa de ônibus de turismo e disse que os profissionais que trabalham com transporte perderam consideravelmente sua renda por causa da pandemia e do isolamento social.

"As pessoas não estão recebendo nada, como vão pagar imposto? O governo precisa olhar para isso e nos ajudar. O nosso pedido é que o pagamento do IPVA ocorra dois meses depois que acabar a pandemia. Não é jogar para daqui a dois meses porque só vamos conseguir retomar nossa renda depois que a pandemia acabar", declarou.

Segundo Aleckson, o protesto reuniu motoristas que atuam com vans, micro-ônibus, táxi, motoristas de aplicativo e ônibus de turismo, e vieram de vários pontos da Grande Vitória, assim como

Imagem ilustrativa da imagem Motoristas fazem protesto em Vitória e pedem mais prazo para pagar IPVA
Motoristas fizeram protesto para pedir mais prazo para pagar IPVA |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Domingos Martins, São Mateus, João Neiva e Fundão. A maioria usava máscara de proteção e levava álcool em gel dentro dos veículos.

No Palácio Anchieta, a intenção do grupo era ser recebido por algum representante do governo estadual, o que não aconteceu. Um deputado estadual se comprometeu a atendê-los à tarde.

Secretaria  da Fazenda

Procurada pela reportagem do Tribuna Online, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informou, em nota, que não há previsão de suspensão e/ou alteração no prazo para pagamento do IPVA, uma vez que essa é uma decisão que impacta diretamente na receita estadual e municipal.

Na nota, a Sefaz destacou que "já foram adotadas medidas importantes para amenizar os impactos para os contribuintes como a prorrogação dos prazos para cumprimento de obrigações acessórias relativas ao ICMS, apresentação de impugnações e recursos".

"A Sefaz acrescenta que todas as medidas a serem tomadas terão como norte a preservação das contas públicas, o equilíbrio fiscal e a garantia de que o Estado e os Municípios, que são destinatários de 50% do IPVA, tenham capacidade financeira para enfrentar a situação atual", acrecentou a secretaria.

Ainda na resposta, a Sefaz encaminhou uma informação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) de que o IPVA pode ser parcelado em até 12 vezes, "no cartão de crédito, em negociação de forma on-line com empresas credenciadas ao Órgão".

O Detran-ES orienta que o interessado em realizar o serviço de parcelamento faça uma simulação com cada empresa, "pois elas trabalham com livre concorrência de cobrança de taxas e juros, e, portanto, poderá haver diferença nos valores cobrados". As empresas credenciadas constam no site: https://detran.es.gov.br/parcelamento-de-debitos-de-veiculos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: