Mais de 2 milhões de capixabas vão fazer compras na Black Friday
Pesquisas apontam que 80% da população vão aproveitar a data, amanhã. No Estado, 900 mil admitem se endividar para isso
Mais de 2 milhões de consumidores do Estado vão fazer compras na Black Friday, nesta sexta-feira (26), quando ocorre a data marcada por liquidações.
O dado é fruto de pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, que aponta que 80% da população vão aproveitar as promoções. Considerando que a população economicamente ativa do Estado é de 3 milhões, cerca de 2,4 milhões farão compras nesta sexta.
Outra pesquisa, esta do Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv, empresa de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, aponta que um terço dos consumidores vai fazer compras mesmo que se endivide para isso, ou seja, 900 mil vão se endividar para aproveitar as promoções.
A analista administrativo Marília Machado Fraga, 47 anos, é uma das consumidoras que aguarda a data. Ela vai comprar uma peça de roupa para o marido e uma geladeira. “Vou apertar meu orçamento, dividir no cartão, virar o ano com dívida, mas vou realizar esse sonho”, afirmou.
A Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) afirma que eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, celulares e utilidades domésticas devem ser os campeões de vendas. Mas, de forma geral, todos os segmentos acabam sendo influenciados.
A data, segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, é a quinta melhor para as vendas do varejo e deve movimentar cerca de R$ 90 milhões este ano. “Isso representará uma alta entre 3% e 4% no faturamento, em relação a 2020. Mas, descontada a inflação, esse volume deve representar um recuo de 6% a 7%”, disse.
O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL-Vitória), Wagner Corrêa, explica que essa é uma data estratégica e que amanhã as vendas devem aumentar de 30% a 35% em relação aos dias anteriores.
“Esse número é baseado em uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que apontou que 58% dos consumidores brasileiros vão aproveitar a Black Friday e 38% desse total vão adiantar as compras para o Natal”, explicou.
Corrêa afirma que se, de fato, o comportamento do consumidor se concretizar conforme a pesquisa da CNDL, o comércio capixaba deve ter melhora de 40%.
Saiba mais
Perfil dos consumidores
- Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Fiserv apontou que 44% dos brasileiros fazem buscas e compras online durante a Black Friday.
- 30% procuram informações e promoções online, mas compram em lojas físicas.
- 11% procuram informações em lojas físicas.
- 10% pesquisam e compram em lojas físicas.
Pagamentos
- O Pix é o meio de pagamento que mais deve ser utilizado, apontado por 49% das pessoas que pretendem fazer compras.
- Logo atrás vem o cartão de crédito tradicional (44%).
- Em seguida, vem cartão de crédito em sites (41%).
- Dinheiro em espécie representa 26% das compras e cartão virtual 23%.
Produtos
- No Brasil, a projeção é que o segmento de roupas seja o mais procurado na Black Friday (46%), seguido de eletrônicos (44%), calçados (37%) e celulares (34%).
- Historicamente, roupas e eletrônicos estão empatados como os produtos mais comprados, mas a pandemia ampliou a busca de itens eletrônicos já em 2020.
Números
- A data pode movimentar R$ 3,93 bilhões, o maior patamar nominal de vendas (sem levar em conta a inflação) desde que o evento foi incorporado ao varejo nacional, em 2010.
Fonte: Valor Econômico e portal O Globo.
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