X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Covid: Primeiro paciente de Santa Catarina chega ao Espírito Santo


Imagem ilustrativa da imagem Covid: Primeiro paciente de Santa Catarina chega ao Espírito Santo
Paciente chegou na tarde desta quarta |  Foto: Divulgação Sesa

O Espírito Santo começou a receber pacientes de com Covid-19 de Santa Catarina. Na tarde desta quarta-feira (3), chegou ao Estado a primeira pessoa transferida do Sul do País para realizar o tratamento em terras capixabas.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o paciente é um homem, de 34 anos. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapecó, onde estava intubado, conforme as informações da Secretaria de Saúde de Santa Catarina.

Ele foi trazido ao Espírito Santo em um avião do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e pelo Samu, que pousou na pista do Terminal 2 do Antigo Aeroporto de Vitória, por volta das 15 horas.

O homem foi colocado em uma ambulância que deixou o local com destino ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, às 15h40.

Ao todo, o Espírito Santo receberá 15 pacientes transferidos pelo Governo de Santa Catarina gradativamente, de acordo com a necessidade.

O acolhimento por parte do Espírito Santo ocorre devido ao cenário atual do Estado de Santa Catarina, com aumento das internações em UTI.

Imagem ilustrativa da imagem Covid: Primeiro paciente de Santa Catarina chega ao Espírito Santo
Paciente foi levado ao hospital Jayme Santos Neves |  Foto: Divulgação Sesa

Segundo a Sesa, ao chegar à unidade hospitalar, os pacientes ficarão em leitos de isolamento e passarão por avaliação médica. As equipes estarão em constante monitoramento de evolução do quadro clínico com apresentação de boletins diários. O estado de saúde dos pacientes será informado exclusivamente aos familiares cadastrados.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina informou que a intenção é transferir dois pacientes por dia - um na aeronave da corporação e o segundo paciente em um avião particular. 

"Cada voo leva apenas um paciente, para garantir total segurança no transporte, já que além do piloto e copiloto, que são bombeiros militares, também possa ter o acompanhamento de um enfermeiro e um médico do SAMU, como uma UTI Móvel", explicou a nota enviada pela corporação.

O Espírito Santo também reservou leitos para ajudar pacientes do Amazonas e Rondônia, ambos estados do Norte do País, que sofrem com falta de vagas em UTI.

Dos 36 pacientes de Amazonas que chegaram ao Estado para tratamento contra a Covid-19, entre os dias 21 e 22 de janeiro, dois seguem internados no Hospital Jayme, sendo um em enfermaria e um em UTI. Foram realizadas 26 tiveram altas clínicas e oito óbitos.

De Rondônia, dos 34 pacientes que chegaram ao Estado, 19 seguem em tratamento no Hospital Jayme, sendo 12 na UTI e sete em enfermaria. Foram realizadas oito altas clínicas, e sete pacientes vieram a óbito.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: