X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Advogada é o 1º lugar em Medicina na universidade


Imagem ilustrativa da imagem Advogada é o 1º lugar em Medicina na universidade
Juliana Ribeiro de Oliveira, de 33 anos: “Queria um novo começo” |  Foto: Antonio Moreira/ AT

Após 10 anos envolvida com leis e processos, a advogada Juliana Ribeiro de Oliveira, de 33 anos, optou por um novo caminho e decidiu estudar para passar no vestibular de Medicina.

O resultado a surpreendeu: ela ficou na primeira colocação do curso na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), alcançando a pontuação de 815.33 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“A ideia surgiu pela vontade de seguir um novo caminho, de atuar em uma área que me deixasse mais perto da ciência, e também que me proporcionasse fazer o bem para as pessoas. Queria um novo começo”, afirmou Juliana.

Ela destacou que, quando prestou o vestibular, em 2004, chegou a cogitar fazer Medicina. Porém, optou por Direito e Engenharia Ambiental. Ela passou nos dois.

Em meados de 2018, a vontade de cursar Medicina voltou. E, dessa vez, Juliana decidiu lutar até conseguir ingressar no curso.

Ela começou, então, a dedicar tempo aos estudos, relembrando o conteúdo do ensino médio pela internet.

“Fazia cursos on-line, para relembrar o que eu tinha aprendido no ensino médio, afinal, já se passaram muitos anos. No final de 2018, eu fiz o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, contou.

A advogada destacou que não conseguiu ingressar na Ufes, mas ficou perto da nota de corte. “Tirei 784. Eu cheguei perto. Não consegui entrar, mas com essa nota eu consegui uma bolsa de estudos no Darwin”, relatou.

Com bolsa integral, Juliana passou a frequentar as aulas no período noturno. Ela continuou a atuar com advocacia durante o dia. Juliana destacou que um dos fatores fundamentais para o sucesso foi valorizar as aulas presenciais.

“Às vezes, eu chegava em casa e estudava mais um pouco. Nos finais de semana, eu também me dedicada. Eram matérias que eu gostava. Era uma forma de aprender coisas novas”, destacou a advogada.

Um mês antes da prova do Enem, Juliana ressaltou que tirou férias. “Me dediquei aos estudos e também tirei um tempo para descansar. Afinal, queria estar bem para fazer uma boa prova. Em nenhum momento, eu deixei de curtir minha família e amigos”.

No dia da prova, o importante foi manter a calma, revelou. “Estava confiante, mas não esperava o primeiro lugar. Fiquei muito feliz com o resultado”.

Quanto ao futuro, Juliana ainda não sabe se vai conciliar as duas profissões. “Vamos ver para onde a faculdade vai me levar”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: