X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Técnica que promete fazer dormir em dois minutos

Método é utilizado por militares americanos e mistura técnicas de relaxamento e respiração que auxiliariam o sono


Imagem ilustrativa da imagem Técnica que promete fazer dormir em dois minutos
Jovem dormindo: vídeos que circulam nas redes sociais mostram que é preciso relaxar da cabeça aos pés, se atentando para que nada fique contraído |  Foto: Freepik

Quanto tempo após deitar na cama você leva para adormecer? Nos dias atuais, dormir com facilidade pode parecer uma utopia. Mas uma técnica que promete fazer as pessoas dormirem em dois minutos tem virado moda nas redes sociais.

O método foi implementado pelos militares dos Estados Unidos, que precisavam descansar ao máximo para evitar erros no trabalho. São aplicadas técnicas de relaxamento e respiração que auxiliariam o sono.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que é preciso acalmar o corpo, relaxando da cabeça aos pés, se atentando para que nenhuma parte do corpo esteja contraída.

Em seguida, deve-se focar na respiração, focando nos ombros e mantendo-os relaxados. Uma das principais dicas é “limpar” a mente de qualquer estresse. De acordo com adeptos da técnica, se for praticada durante seis semanas, é possível pegar no sono em menos de dois minutos.

Apesar de médicos alertarem para o fato de que não há garantia que com a técnica será possível dormir em dois minutos, eles afirmam que há benefícios em praticá-la.

Imagem ilustrativa da imagem Técnica que promete fazer dormir em dois minutos

A otorrinolaringologista Zuleika Barbosa, especialista em Medicina do Sono, explica que nas insônias crônicas, com mais de três meses de duração, o tratamento de escolha são medidas cognitivos-comportamentais, ou seja, mudar padrões de crenças e comportamentos relacionados ao sono.

“Dentro dessas medidas, técnicas de relaxamento fazem parte da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Existe uma técnica chamada de Relaxamento Muscular Progressivo, que é parecido com que o está sendo falado. Nessa técnica, o paciente vai fazendo um relaxamento de cada grupo muscular de forma consciente e progressiva”, explica.

O relaxamento físico, segundo a médica, ajuda a promover um relaxamento mental. “Quanto mais relaxada a pessoa está, melhora a duração e qualidade do sono”.

Zuleika ressalta ainda que a prática da técnica acaba por diminuir o uso de remédios para dormir.

A pneumologista e médica do Sono Roberta Couto ressalta que os benefícios da TCC para insônia vem sendo estudados, desde a década de 1990.

“Em 2009, ela se mostrou mais eficaz para tratamento de insônia a longo prazo do que os tratamentos medicamentos. Então, hoje a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é o tratamento padrão ouro para insônia”.


Fique por dentro

É preciso acalmar o corpo

- Insônia

Dificuldade em iniciar o sono.

Dificuldade em manter o sono.

Despertar antes do desejado.

Resistência em ir para a cama no horário apropriado.

Dificuldade para dormir sem a intervenção dos pais ou cuidadores.

- TCC-i

O tratamento mais indicado para a insônia, de acordo com os principais consensos do mundo todo, é a TCC-i (terapia cognitivo-comportamental para insônia).

A TCC-i reúne diferentes técnicas cognitivas e comportamentais. As técnicas comportamentais são: higiene do sono, restrição de tempo de cama e de sono, técnicas de relaxamento. Já as técnicas cognitivas englobam: intenção paradoxal (tentar alcançar o oposto do seu objetivo) e reestruturação cognitiva.

- Técnica militar

Na técnica militar que tem viralizado nas redes sociais, utilizada por militares norte-americanos, os efeitos serão visíveis após cerca de um mês e meio, conforme detalhado por praticantes.

é preciso acalmar o corpo, relaxando da cabeça aos pés, se atentando para que nenhuma parte do corpo esteja contraída.

Em seguida, deve-se focar na respiração, focando nos ombros e mantendo-os relaxados. Uma das principais dicas é “limpar” a mente de qualquer estresse.

Fonte: Especialistas consultados, Ministério da Saúde e pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: