X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Saúde traz felicidade ou felicidade traz saúde? Especialista responde

A prática da gratidão, meditação, gentileza e a realização de atividades físicas são estratégias para se sentir mais feliz


Imagem ilustrativa da imagem Saúde traz felicidade ou felicidade traz saúde? Especialista responde
Flavia da Veiga destaca que “a felicidade protege contra o estresse” |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Muito além de sentir bem-estar e contentamento. Você sabia que a felicidade pode trazer saúde? Esse assunto foi abordado em uma palestra feita pela especialista em Felicidade, Flavia da Veiga, durante a 1ª edição da Expolife, em Vitória.

A fim de informar os leitores sobre a temática, a reportagem de A Tribuna conversou com a profissional e ela explicou sobre os benefícios de ser feliz e também deu dicas de como alcançar esse estado emocional.

A Tribuna- A saúde traz felicidade ou a felicidade traz saúde?

Flavia da Veiga- A felicidade traz saúde. É claro que ter saúde é um dos elementos do bem-estar, você se sente bem, se sente mais feliz. Só que a grande descoberta foi que a felicidade aumenta nossa saúde em diversas situações diferentes.

Como ela se mostra positiva nesse sentido?

Vários estudos comprovam. Eles apontam que pessoas felizes vivem de sete a 10 anos mais; têm menos chances de ter um problema neurológico na velhice; têm menos problemas cardiovasculares; a frequência cardíaca também é mais equilibrada; elas têm um sistema imunológico até 50% mais forte em comparação a pessoas menos felizes.

Outra característica é que as mais felizes sentem menos dor e são mais resistentes a dor, e se recuperam mais rapidamente de cirurgias.

Poderia dar algum exemplo de como ela age em prol da saúde?

A felicidade protege contra o estresse. Quando estamos em situações estressantes, a gente tem uma descarga muito grande do hormônio cortisol, que acaba sendo prejudicial ao nosso organismo. Ele é responsável por uma série de doenças. Quando você é feliz, há uma proteção e um equilíbrio maior na forma como o cortisol é secretado no organismo.

A liberação de alguns hormônios podem estar relacionados com esse benefício da felicidade para a saúde?

Sim, há a liberação de hormônios serotonina, dopamina e endorfina, que são bons. Também é importante ressaltar que existe uma correlação direta de felicidade com a frequência cardíaca. Ela contribui para o equilíbrio.

Como ser feliz?

Há quatro estratégias boas: a prática da gratidão, meditação, prática da gentileza e a realização de atividades físicas.

Por que a gratidão pode me deixar feliz?

Quando nós praticamos a gratidão de forma intencional, quando registro e observo as coisas que são positivas na minha vida, há o aumento da minha percepção de felicidade. Pessoas gratas liberam uma série de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de felicidade, que ajudam a reduzir dor, acalmar, relaxar.

E a gentileza?

Só de pensar em fazer o bem, você ativa o sistema de recompensa do cérebro, há uma descarga de dopamina. É o mesmo sistema de recompensa que é ativado por comida e sexo.

Esse conhecimento de que felicidade traz saúde é pouco divulgado?

Sim, e as pessoas precisam saber mais. Boa parte da percepção que temos de felicidade é uma fantasia. De que ela existe quando algo extraordinário acontece. Mas não é assim, não pode ficar esperando. Você não precisa que algo grande aconteça na sua vida para se sentir grato. Pessoas mais felizes não são gratas porque são felizes. São felizes porque são gratas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: