X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Medicina emocional é aposta da vez

Saúde é impactada cada vez mais pelas emoções


Imagem ilustrativa da imagem Medicina emocional é aposta da vez
Roberta Ramos diz que emoções podem ter impacto direto na saúde |  Foto: leone iglesias/AT

Desde os sentimentos de felicidade e gratidão até o estresse e a ansiedade, as emoções podem ter impacto direto na saúde e no aparecimento de doenças.

O aumento de casos de doenças psicossomáticas, ou seja, problemas físicos causados por sofrimento emocional, tem mudado a medicina.

A “medicina emocional” tem sido a nova chave no tratamento das doenças, conforme destacou a ortopedista, especialista em medicina chinesa, Roberta Ramos, em entrevista à reportagem, durante a Expolife.

“Nossa ancestralidade sempre teve a percepção da integração da natureza com o homem. E fomos perdendo isso com o passar dos séculos. Hoje já acordamos pensando no trabalho, comemos correndo, cuidamos da casa e não lembramos de olhar para dentro”.

“As pessoas estão adoecendo muito pela desconexão consigo mesmas. Temos de fazer um resgate. É uma medicina moderna, mas que não, necessariamente, traz algo novo, ela traz um resgate do que sempre fomos: mente, corpo e espírito”, explica a médica.

Entre os vilões para o aparecimento de doenças, a médica destaca o estresse. “O estresse entra como um vilão, principalmente, porque estamos na década da correria, da Síndrome de Burnout, da falência da cognição, da memória, do raciocínio, do corpo físico, porque estamos cansados, estamos em um ritmo de milhões de pensamentos por dia. Esse esgotamento físico e mental acontece de forma conjugada”, aponta.

A médica, que também trabalha com acupuntura, explica que a prática mexe com o eixo Psico-Neuro-Endócrino-Imunologia, tornando-se, portanto, resolutiva.

“Ela não olha a dor que a pessoa traz, mas sim a pessoa que traz as disfunções. E uma vez que é a pessoa que está sendo cuidada, e não o joelho que dói, a dor de cabeça ou gastrite, conseguimos abordar, com a acupuntura, essa integralidade do corpo, da mente e do espírito, porque existem pontos que vão cuidar do físico e do emocional também”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: