X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2024: Mais de 47 mil adolescentes vão votar no ES

Número de eleitores no Estado que terão 16 ou 17 anos no dia do pleito cresceu 36,5% em relação à última votação, em 2022


Imagem ilustrativa da imagem Eleições 2024: Mais de 47 mil adolescentes vão votar no ES
Eduardo e Júlia, de 17 anos, estão prontos para representar os adolescentes, que podem decidir eleição este ano |  Foto: Divulgação/ Renata Rocha

A Justiça Eleitoral do Espírito Santo alcançou um resultado que está sendo comemorado: o eleitorado adolescente — de 15 a 17 anos — no Estado, apto a votar, aumentou 36,5% em 2024, comparando com as últimas eleições, que aconteceram em 2022.

De janeiro a março de 2024, o sistema de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 47.653 eleitores de 15 a 17 anos em todo o Espírito Santo. Em 2022, nos mesmos três meses, o Estado registrava 34.981 eleitores nessa faixa. A expectativa é que o número aumente até maio.

Exemplos desse dado são os alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, Júlia Sampaio, 17, e Eduardo Romanha, 17. Ambos cursam a 3ª série do ensino médio e decidiram tirar o título de eleitor antes da obrigatoriedade para que pudessem participar do processo eleitoral na cidade canela-verde.

Segundo Júlia, a ideia de emitir o documento veio por conta da representatividade que isso teria para a faixa etária e, além disso, ele diz que já se considera incluído no processo político.

“A partir do momento que eu voto em algum candidato, participo do processo eleitoral, eu contribuo para uma participação mais ativa da minha faixa etária. Além disso, quanto mais cedo os adolescentes participarem, mais experiência vão adquirindo no processo democrático do País”, ressaltou.

Já segundo Eduardo, o objetivo de emitir o título surgiu porque ele já se considera parte da sociedade, sendo membro ativo e, portanto, as decisões políticas tomadas pela população o atingem.

“Por conta disso, nada mais justo que eu já possa votar nas municipais desse ano. É a importância de escolher meus representantes, que vão representar meus ideais e farão o que eu considero o mais justo”.

Ainda segundo o estudante, os jovens que votarão pela primeira vez no Estado terão poder para decidir o pleito neste ano.

“Acredito que podemos decidir as eleições. Enquanto for mantido o pensamento de afastamento dos mais novos da política, que seria um campo só para os mais velhos, acredito que não teremos renovação. Já chegou a hora de decidirmos nosso futuro”, afirmou.

O 1º turno das eleições deste ano acontece no dia 6 de outubro.

“Polarização não é boa e afasta jovens da política”

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca comemorou o aumento de adolescentes capixabas no processo eleitoral deste ano. Segundo ele, o resultado é fruto de trabalho do órgão, juntamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TRE-ES tem realizado diversos programas para atrair o público adolescente, entre 15 a 17 anos, para o mundo eleitoral. Inclusive, o próprio presidente visitou algumas escolas para estreitar esse laço com esse eleitorado.

“Temos esses projetos, como o Ser Eleitor, desenvolvido pelo TRE. Ele faz esse contato entre o adolescente e a Justiça Eleitoral, para que ele entenda a importância do processo. A gente acredita que o aumento de 36,5% em relação às últimas eleições passe por isso”.

Ainda, segundo ele, a informação é necessária para que o adolescente se interesse e que a polarização que existe na política do País nos últimos anos acaba afastando esse público.

“Às vezes o adolescente não participa por falta de informação. Estamos lutando contra isso. Além disso, a polarização dos últimos anos, de certa forma, afasta esse público, cria problemas na família e gera desinteresse. Não é bom para a democracia nem para o País. Acredito que durante nosso trabalho conseguimos demonstrar a ética que existe na nossa Justiça Eleitoral”, ressaltou.


Saiba mais

Motivos do aumento

As Campanhas Ser Eleitor, do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), e a Semana do Jovem Eleitor, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deram resultado e estão estimulando os adolescentes de 15 a 17 anos a buscar a Justiça Eleitoral para emitirem o primeiro título de eleitor.

O Estado registrou aumento de 36,5% desse eleitorado em 2024, se comparado com os três primeiros meses de 2022.

De janeiro a março de 2024, o sistema de informações do TSE contabilizou 47.653 eleitores de 15 a 17 anos em todo o Espírito Santo aptos ao voto nas eleições 2024. Até maio, a tendência é de que o número ainda aumente.

Em 2022, nos mesmos três meses, o Estado registrava 34.981 eleitores com idades entre 15 e 17 anos, o que representa um aumento no eleitorado jovem de 36,5%.

O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, tem participado das ações coordenadas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), com o objetivo de aumentar ainda mais o número de eleitores aptos ao voto para as Eleições 2024.

No início de março, fez uma palestra para alunos do Instituo Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória, destacando a importância de fazer o alistamento e poder exercer sua vontade por meio do voto.

Campanha olímpica

Outro fator para o aumento do número de adolescentes destacado pelo TRE-ES foi a campanha da Justiça Eleitoral capixaba que contou com atletas olímpicos “convocando” os mais novos para emitirem seus títulos de eleitor.

A campanha foi tão bem-sucedida, segundo o presidente do TRE-ES, que o TSE adotou e utilizou por todo o País. No vídeo, os atletas lembram que quem ainda não tirou o título de eleitor tem até o dia 8 de maio para comparecer ao cartório eleitoral da cidade e fazer a inscrição.

O que comprova o sucesso da campanha, segundo o presidente do TRE-ES, é que o ministro Alexandre de Moraes viu o vídeo e destacou que a partir desse material, o Brasil registrou mais de 180 mil adesões de jovens no processo eleitoral. “Foi em razão da campanha que começou no Espírito Santo”, disse o presidente.

Regularizar situação

Faltam menos de seis meses para as eleições municipais de 2024. O eleitor que quiser votar e que estiver com pendências com a Justiça Eleitoral deve regularizar a sua situação eleitoral até o dia 8 de maio, que é também o prazo final para solicitar transferência de domicílio e atualizar os dados cadastrais, entre outros procedimentos, como destacado acima. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para o pleito.

No dia 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores vão escolher nas urnas eletrônicas os ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do País.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: