X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Dorival usou vídeos do Flamengo, SPFC e Tite como lição de casa a jogadores

Intuito do material era otimizar o tempo de trabalho e garantir que os convocados soubessem de antemão o que era pretendido pelo treinador


Imagem ilustrativa da imagem Dorival usou vídeos do Flamengo, SPFC e Tite como lição de casa a jogadores
Dorival Júnior usou vídeos de seus trabalhos no Flamengo e São Paulo como "lição de casa" para os convocados |  Foto: Reprodução/Instagram Dorival

A comissão técnica de Dorival Júnior entende que os vídeos enviados a cada jogador antes dos amistosos na Europa foram decisivos para os bons resultados da seleção brasileira.

Dorival e seus auxiliares e analistas prepararam um vídeo sobre tática. A produção foi enviada para os atletas antes da data Fifa.

Leia mais sobre Esportes

A intenção foi mostrar o que o técnico quer da seleção e otimizar o pouco tempo de treinamentos antes de enfrentar Inglaterra e Espanha.

Cada jogador chegou em Londres ciente do que a comissão espera. Os vídeos possuíam conteúdo geral e também exclusivo para cada posição.

Dorival separou imagens dos seus trabalhos recentes no Flamengo e São Paulo e também da seleção de Tite para exemplificar o que depois faria nos treinamentos na Europa.

Duas situações táticas executadas por Tite foram mostradas, mas não houve exemplos de Fernando Diniz. Dorival entende que a proposta tática dele se assemelha mais ao que faz Tite.

O treinador entende que o saldo foi muito positivo. O Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0 e empatou em 3 a 3 com a Espanha.

Lição de casa

A reportagem apurou que a aceitação dos atletas foi boa. A estratégia ajudou os convocados a entenderem mais rapidamente o que Dorival pediu em campo.

Alguns dos atletas enviaram os vídeos para seus analistas pessoais, para direcionar o trabalho que já fazem, adaptando às demandas da comissão técnica.

O documento tinha a descrição em vídeo do modelo de jogo e o que se esperava nas fases defensiva e ofensiva.

Os vídeos foram curtos e de fácil entendimento: três ou quatro exemplos para cada movimentação tática sugerida.

Dorival evita o "tatiquês" e prefere não rotular seu trabalho com um esquema tático preferido.

"São vídeos que detalham o desenho inicial. Falam muito em números, nós preferimos comportamentos. O comportamento que desejo do atacante na marcação alta, média e baixa. Comportamento da última linha de zaga, pé na linha do meio-campo ou mais atrás. São as funções que podem acelerar o processo. Quando chegam, chegam com uma ideia.", disse o técnico Dorival Júnior.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: