X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Imóveis

Plano de gestão das construtoras

Sindicato orienta que é fundamental a realização da inspeção no recebimento da obra pelo condomínio e pelos seus moradores


Imagem ilustrativa da imagem Plano de gestão das construtoras
Gedaias da Costa, presidente do Sipces, orienta que síndicos e administradoras de condomínios recebam a edificação mediante um laudo de entrega de obra |  Foto: Divulgação

Todo condomínio deve possuir um plano de gestão da manutenção para atender a NBR 14037 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com base no manual de uso, operação e manutenção.

Este manual deve ser entregue pela construtora ao síndico, relacionando as manutenções das áreas comuns, e a cada comprador de unidade, orientando a realização das manutenções periódicas.

Desta forma, esperam as construtoras reduzir seus riscos e responsabilidades determinadas pelo Código Civil, que dispõe que nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções, o empreiteiro responderá durante o prazo irredutível de 5 anos pela solidez e segurança do trabalho, tanto em relação aos materiais, como do solo.

O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Administradoras de Condomínios do Espírito Santo (Sipces), Gedaias Freire da Costa, orienta que é fundamental a realização da inspeção no recebimento da obra por parte do condomínio e condôminos, a fim de evitar problemas futuros.

“Esse tipo de inspeção é importante por analisar as condições de término e entrega da obra. Uma vez realizada no momento da constituição dos condomínios, as providências para execução das pendências é de responsabilidade da construtora”, diz Gedaias.

As construtoras não podem se eximir de suas responsabilidades pela solidez e garantia da edificação, alegando não atendimento do plano de gestão da manutenção. Para o sindicato, “é inadmissível e total ausência de lógica imputar ao condomínio culpa por ausência de manutenção nos casos comprovados e patentes de vícios de construção.”

O ideal é que os síndicos e administradoras de condomínios recebam a edificação mediante um laudo de entrega de obra, que vai apontar as condições de realização do empreendimento conforme projeto e memorial descritivo.

Isso dá segurança ao representante do condomínio para o recebimento da edificação e do manual de uso, operação e manutenção, caso contrário, o condomínio já nasce com demandas construtivas.

Segundo Gedaias é preciso ter em mente que uma edificação pode ser comparada a um corpo humano: necessita de cuidados, exames, remédios, entre outros. 

“Logo, constatados sintomas como fissuras ou trincas em elementos estruturais e alvenarias, manchas, descolamentos de revestimento, para citar alguns exemplos, acione a construtora, se no prazo de garantia, informando o problema e solicitando atendimento e solução. Atender o plano de gestão de manutenção pode isentá-lo de responsabilidade.”

Orientação para o setor condominial

Entre as principais responsabilidades do síndico, cabe zelar pela manutenção e conservação da edificação, cumprir as normas legais e convencionais, dentre tantas outras atribuições.

Os desafios diários impostos a síndicos e administradoras de condomínios faz com que o Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios (Sipces) tenha como uma de suas ações a orientação e constante aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor.

Prestes a completar 29 anos de atuação, o sindicato continua firme na luta pelos direitos individuais e coletivos da categoria, e busca contribuir para a constante atualização através de informação, orientação, cursos e palestras.

Assim, o Sipces atua de forma responsável participando de debates sobre projetos de leis e consultas públicas de agências reguladoras, visando demonstrar a importância do segmento e defesa de seus interesses.

“Gestão condominial não é para principiantes ou aventureiros do setor. É preciso profissionalismo para garantir a importância das empresas administradoras de condomínios na atuação ética, responsável e comprometida com as mais balizadas regras ou princípios de gestão condominial”, pontua o presidente do sindicato, Gedaias Freire da Costa.

Para o sindicato, profissionalizar a função de síndico não é a solução, mas criar um código de conduta e ética das empresas pode ser uma saída.

Nos últimos dois anos a pandemia da covid-19, com suas regras sanitárias e o impedimento de funcionamento do setor de bens e serviços, afetou de forma grave as relações condominiais.

O Sipces muniu a categoria de orientações confiáveis, como fonte de consulta e representatividade junto a imprensa.

Essas ações mostram a importância de filiação de condomínios e empresas administradoras de condomínios junto ao Sipces, que contarão com informações fundamentadas, além de capacitação e orientação constantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: