Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Aposentado reclama da falta de atendimento presencial em serviços públicos

Aposentado reclama que, mesmo com trégua na pandemia, órgãos públicos federais ainda têm restrições para atendimento presencial

Redação jornal A Tribuna | 16/10/2022, 11:06 11:06 h | Atualizado em 16/10/2022, 11:08

Imagem ilustrativa da imagem Aposentado reclama da falta de atendimento presencial em serviços públicos
Agência do INSS de Vitória: acesso só é liberado pelo vigilante |  Foto: Kadidja Fernandes/AT - 01/07/2021

“Por que os órgãos federais continuam funcionando com os portões de acesso fechados?”, questiona o aposentado Genecy Tavares de Melo, que mora no bairro Morada de Campo Grande, em Cariacica.

De acordo com o leitor, o cidadão não pode entrar na Receita Federal, nem no INSS e fica na dependência de vigilantes terceirizados, mesmo após o fim da pandemia.

“Fui ao INSS da Beira-Mar, em Vitória, e o vigilante não permitiu a entrada. Na Receita Federal, o cidadão não passa da recepção e não há nem atendimento diferenciado, nem para portadores de necessidades especiais, como eu. Não tenho telefone fixo, mas eles fornecem números de centrais com  prefixo 0800, além do 135,  que não recebem chamadas de celulares”. 

A Superintendência da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES) informa que as suas unidades fornecem atendimento prioritário às pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às gestantes, às lactantes, às pessoas com crianças de colo e aos obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000, normativo cumprido pela Instituição. 

Por outro lado, esclarece que grande parte dos serviços prestados pela Receita Federal podem ser realizados sem que o cidadão precise sair de casa, diretamente no site ou no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). 

Por essa razão, orienta que antes de fazer um agendamento ou dirigir-se a uma unidade de atendimento, o cidadão deve consultar o link a seguir sobre como obter os serviços de que precisa: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/servicos

O INSS informa que o atendimento  nas Agências da Previdência Social ocorre das 7h às 12h.  O segurado pode buscar informação ou agendar atendimento.


O que diz o leitor


Não resolveu

Genecy disse que nem todo cidadão tem telefone fixo, muitos não têm acesso à internet e os órgãos devem  atender presencialmente.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: