Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Vice pode mexer no tabuleiro

Coluna foi publicada no domingo (28)

Eduardo Maia | 29/04/2024, 11:45 11:45 h | Atualizado em 29/04/2024, 11:46

Imagem ilustrativa da imagem Vice pode mexer no tabuleiro
Secretária da Mulher, Jacqueline Moraes (PSB) pode compor a vice do pré-candidato à prefeitura João Coser (PT) |  Foto: Divulgação / PSB

A escolha do nome do vice nas chapas dos pré-candidatos às prefeituras geralmente acontece nos chamados “45 minutos do 2º tempo”. Apesar disso, diversos nomes já têm sido tratados internamente por praticamente todos os nomes que estão na disputa. Em Vitória, por exemplo, corre nos bastidores a informação de que a ex-vice-governadora e atual secretária da Mulher, Jacqueline Moraes (PSB) poderia compor a vice do pré-candidato João Coser (PT).

A informação tem circulado entre os partidos, mas não foi confirmada, até porque o deputado Tyago Hoffman (PSB) é o nome da sigla para a disputa. Em contato com a coluna, Jacqueline disse diversas vezes que “O PSB vai até o fim para viabilizar a candidatura de Hoffmann”. Mas, para além disso, ela confirmou que o nome estaria à disposição do partido e que a relação dela com João Coser é “excelente”.

Seria melhor dos mundos

O governador Casagrande (PSB) já teria informado para seus aliados que em cidades que existissem mais de um candidato de sua base, não iria declarar apoio. No entanto, para lideranças do PT, Jacqueline na chapa de Coser seria, nas entrelinhas, chancela do governador à chapa. “Seria o melhor dos mundos, mas depende totalmente do futuro de Hoffmann”, disse liderança do PT.

Maior coligação

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), tem avaliado possíveis nomes para compor sua vice. A depender dos partidos que o apoiam, a tarefa será difícil. É o prefeito que tem mais siglas com ele para o pleito: MDB, PSDB/Cidadania, PP, PDT, PSD, PSB, União, PMB, Novo, Agir, PRD e Republicanos. Somente PT, Psol e PL estão de fora.

Pregação no gabinete

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), surpreendeu ao realizar um culto dentro de seu próprio gabinete. Ele foi responsável por tocar violão, cantar e também dar palavras de apoio aos fiéis. “Exercitar o amor ao próximo é nosso propósito”, disse o chefe do Executivo.

Afunilando

A disputa à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim tem se desenvolvido. Por lá, o chamado “grupo dos três” parece estar chegando a um consenso. Ele é formado pelos deputados Allan Ferreira (Podemos), Dr. Bruno Resende (União) e secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Diego Libardi (Republicanos).

Fontes próximas ao grupo garantem que o nome escolhido sairá entre Libardi e Allan, enquanto Bruno deve recuar.

Eleição está longe, mas apoio já existe

A escolha do próximo presidente da Assembleia só acontece em janeiro do ano que vem, quando Marcelo Santos (Podemos) encerrará o biênio de sua liderança. No entanto, nos corredores, já começa a circular a informação de que Santos não terá dificuldade para ser reconduzido. Ele já teria apoio do plenário. Cabe lembrar que na última eleição houve dúvida se haveria chapa única até o último momento, já que Vandinho Leite (PSDB) tinha a intenção de disputar.


Galeria

Inclusão digital

Nesta segunda-feira (29), às 10h, o TRE-ES fará a inauguração do segundo Ponto de Inclusão Digital (PIDs) do Estado, em Governador Lindenberg. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação mútua entre o Tribunal, Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES), Defensoria Pública do Estado e Ministério Público Estadual (MP-ES).

Gratuidade de PCD

Pessoas com deficiência (PcDs) poderão entrar gratuitamente em estádios, ginásios esportivos, teatros, eventos musicais e parques aquáticos. É o que acontecerá caso projeto do deputado Coronel Weliton (PRD) for aprovado na Assembleia e virar lei. A proposta assegura entrada gratuita à PcD e ao respectivo acompanhante.

Posse na Assevila

A solenidade de posse do novo presidente da Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila), Thomaz Tommasi acontece no próximo dia 15, no Espaço Hub + Conecta Vila Velha, no Shopping Praia da Costa.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: