Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Soma zero

Coluna foi publicada no domingo (21)

Painel da Folha de São Paulo | 22/04/2024, 11:58 11:58 h | Atualizado em 22/04/2024, 11:58

Imagem ilustrativa da imagem Soma zero
Congresso Nacional: proposta que turbina os salários de juízes, membros do Ministério Público, delegados da PF, defensores e advogados públicos consumiria todo o recurso que o governo usaria para dar reajustes a servidores e chamar novos concursados em 2025 |  Foto: Divulgação/Governo do Distrito Federal

A proposta que turbina os salários de juízes, membros do Ministério Público, delegados da PF, defensores e advogados públicos consumiria todo o recurso que o governo usaria para dar reajustes a servidores e chamar novos concursados em 2025. Os cálculos são de técnicos do Ministério da Gestão, que tratam a PEC do Quinquênio como mais uma bomba fiscal do Congresso. O impacto é estimado em R$ 40 bilhões, justamente o valor separado pela pasta para contemplar funcionários públicos.

Pavio

A PEC tem apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e tratava originalmente de juízes e membros do Ministério Público, antes de ser estendida pelo relator, Eduardo Gomes (PL-TO), às outras categorias. Na semana passada, deu um enorme passo ao ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O pulso ainda pulsa

O ministro Carlos Lupi (Previdência) negocia com sua colega Nísia Trindade (Saúde) uma forma de integrar as informações das duas pastas para usar os registros do SUS e automatizar a prova de vida no INSS. “Tomou uma vacina, teve uma consulta no SUS, automaticamente esse registro seria encaminhado para a Previdência”, diz Lupi.

Voar, voar

O movimento de passageiros em viagens internacionais cresceu 23,5% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2023, superando 6 milhões, indicam dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. A pasta atribui o resultado à queda acumulada de 31% do preço da passagem aérea de janeiro a março, de acordo com dados do IBGE.

Outdoor

O deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) mandou pintar um ônibus com sua foto e a inscrição “Projeto Belém”, que circula pela cidade. Ele é pré-candidato a prefeito da capital paraense. Adversários veem na iniciativa campanha antecipada.

Intempéries

A assessoria do parlamentar afirma que o ônibus é usado desde 2015 em um projeto que atende crianças em áreas pobres e que de tempos em tempos é preciso trocar a pintura pelo desgaste causado por chuva e sol.

Tecla…

Em reunião marcada para quarta (24) em Brasília, a cúpula nacional do PSDB deve colocar a discussão sobre a eleição na cidade de São Paulo em “stand-by” até julho, prazo das convenções. Até lá, o objetivo é viabilizar a candidatura de José Luiz Datena. Se isso não for possível, o plano B é coligar-se com Tabata Amaral (PSB).

…pause

Já o apoio a Ricardo Nunes (MDB) foi rejeitado pela Executiva do partido na capital. Apesar disso, aliados do prefeito ainda nutrem esperanças de que uma decisão dos caciques nacionais reverta o quadro.

Tira-teima

Vista com desconfiança na Câmara de São Paulo, a promessa do presidente da Casa, Milton Leite (União), de não disputar novo mandato será posta à prova em maio, quando o prefeito Ricardo Nunes (MDB) viaja para o Vaticano. Se assumir interinamente, Leite ficará inelegível. Caso se licencie do cargo no mesmo período para não ocupar a cadeira do prefeito, estará indicando que será candidato em outubro.

Conduzo

A bandeira da cidade de São Paulo venceu um concurso internacional promovido por um perfil no X como a mais bonita do mundo. Na final, venceu a da Nação Tahltan, povo indígena do Canadá. A votação foi feita pelos seguidores da conta Flags That Go Hard (algo como “bandeiras que vão com tudo”). “É muita tradição, slc!”, comemorou a prefeitura.

Rá-tim-bum

O deputado estadual Carlos Giannazi (Psol) pediu à comissão de Educação e Cultura da Assembleia de SP a convocação de Marilia Marton, secretária de Cultura da gestão de Tarcísio de Freitas. O psolista quer tratar da crise do Executivo estadual com a Fundação Padre Anchieta, que gere a TV Cultura.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: