Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Por um fio

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (10)

Painel da Folha de São Paulo | 10/04/2024, 11:09 11:09 h | Atualizado em 10/04/2024, 11:09

Imagem ilustrativa da imagem Por um fio
Elon Musk, dono do X (ex-Twitter): plataforma pode ser suspensa no Brasil |  Foto: Reprodução/Youtube

Coordenadora do Comitê Gestor da Internet, Renata Mielli vê nos ataques de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes (STF) uma tentativa de ampliar o tom da extrema direita no Brasil. “Ele está esgarçando a corda para gerar uma decisão que leve à suspensão do X”, afirma. Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o órgão é composto por governo, empresários e representantes do setor tecnológico e estabelece diretrizes estratégicas sobre a internet no Brasil.

Projeto de poder

A coordenadora do Comitê avalia que as declarações de Musk não podem ser encaradas como um ato isolado e são parte de um contexto em que a rede social apresenta resultados financeiros ruins e demite funcionários no mundo. “O Musk tem claramente um desejo de se posicionar como uma liderança política da extrema direita no mundo”, diz. Segundo ela, atos de desafio aberto à legislação precisam ser punidos.

Start

Os ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e da Fazenda, Fernando Haddad, tiveram nesta terça (09) uma primeira reunião para discutir a taxação das chamadas “big techs”. Eles ficaram de seguir discutindo o tema para viabilizar um formato, que depois deve ser enviado ao Congresso como projeto de lei.

Urgente

Como mostrou a Folha, o governo Lula trabalha em quatro frentes diferentes para taxar as grandes plataformas de tecnologia e quer iniciar a cobrança ainda neste ano.

Roda presa

O governo sinalizou a interlocutores no Congresso que abre mão da urgência do projeto de lei que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos, desde que seja negociado um prazo para votar o texto, que enfrenta resistência entre os parlamentares. Até agora, a proposta não teve relator designado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), primeiro passo para que comece a ser discutido entre as bancadas.

Bandeira 2

Nesta terça (09), a bancada do PT se reuniu com os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Luiz Marinho (Trabalho) para tratar do tema, entre outros pontos. No encontro, Marinho também defendeu o projeto do que considera “fake news”, ofensivas de grupos interessados em manter o trabalho por aplicativo sem regulamentação.

Série B

Podemos, PDT e PSDB oficializaram nesta terça (09) a decisão de deixar o bloco que formavam com União Brasil e MDB e criar uma estrutura independente, em medida que ameaça a permanência do senador Renan Calheiros (MDB-AL) como líder da Maioria no Senado. O bloco de Renan caiu de 28 para 18 senadores, ficando agora menor do que o composto por PT, PSD e PSB.

Mão dupla

Empresários do setor de transporte de São Paulo que foram alvo de operação do Ministério Público nesta terça (09), sob suspeita de elo com o PCC, fizeram doações para aliados dos dois principais candidatos a prefeito da capital.

Corredor

Robson Pontes, que foi preso, além de Edimar Silva, Jeová Silva e Moisés Pinto, alvos de outras medidas, doaram no total R$ 145 mil para o antigo DEM da capital, em 2020. O partido, atual União Brasil é controlado pelo presidente da Câmara, Milton Leite, apoiador de Ricardo Nunes (MDB). Já Luiz Carlos Pacheco, também preso, doou no mesmo ano R$ 75 mil para Antonio Donato (PT), que coordena o programa de governo de Guilherme Boulos (Psol).

Outro lado

Em nota, Milton Leite disse que “todas as doações foram feitas legalmente e declaradas à Justiça Eleitoral, que julgou regulares as contas. Portanto, não há nenhuma irregularidade”. Donato afirmou que foi procurado pelo empresário, que queria ajudar alguém da oposição. “Eu disse que sendo doação oficial, não haveria problema”.

Deus é mais

O procurador José Carlos Bonilha marcou uma missa para que “seja feita a melhor escolha quando da eleição ao cargo de procurador-geral de Justiça” de São Paulo, segundo convite enviado a colegas. Ele é um dos candidatos. O culto foi marcado para sexta (12), na capital, um dia antes da votação dos procuradores que vai resultar em uma lista tríplice.

Sem mordaça

O presidente da CPI da Braskem, senador Omar Aziz (PSD-AM), recorreu da decisão do ministro do STF Dias Toffoli, que deu habeas corpus ao vice-presidente da empresa, Marcelo Arantes de Carvalho, autorizando-o a permanecer calado em depoimento nesta quarta (10). A defesa do executivo diz que ele pretende responder às perguntas e só querer ter o direito de silenciar sobre o que não souber.

Voo inaugural

A Embratur fará seu primeiro concurso público desde que virou agência, em 2020, e prevê oferecer um total de 80 vagas, sendo metade para formação de cadastro de reserva. O concurso terá contratação via CLT, como acontece nas estatais.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: