Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Margem de erro

Coluna foi publicada nesta terça-feira (23)

Painel da Folha de São Paulo | 23/04/2024, 10:49 10:49 h | Atualizado em 23/04/2024, 10:49

Imagem ilustrativa da imagem Margem de erro
O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, nomeou para um cargo em sua pasta um aliado ligado à Badra Comunicação, empresa de pesquisas eleitorais que já foi acusada de produzir levantamento com viés favorável ao político do PSB |  Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, nomeou para um cargo em sua pasta um aliado ligado à Badra Comunicação, empresa de pesquisas eleitorais que já foi acusada de produzir levantamento com viés favorável ao político do PSB. Em dezembro, Mauricio Juvenal virou secretário nacional de Micro e Pequena Empresa do ministério. Juvenal também trabalhou com França quando ele era vice-governador e governador de São Paulo, entre 2015 e 2018.

Histórico

Na disputa de 2020, em que o atual ministro se candidatou a prefeito de São Paulo, a Badra chegou a ter uma pesquisa barrada pela Justiça por viés pró-França. O instituto também foi acusado de passar informações privilegiadas à campanha dele, o que levou à suspensão de uma peça do então candidato na TV.

De casa

O ministério afirma que a nomeação de Juvenal foi baseada em sua ampla experiência em gestão pública. Já o instituto diz que ele é “jornalista e parceiro” e que “jamais manteve vínculo profissional formal com a Badra, mas colabora sempre que convidado com a inteligência de seus textos de análise.”

Duas rodas

Em reunião nesta segunda-feira (22), iFood e Ministério do Trabalho retomaram o diálogo que havia sido interrompido com o fim do grupo criado para regulamentar os trabalhadores de aplicativo, no ano passado. Na ocasião, houve acordo apenas com os motoristas, e não entregadores. “Estamos otimistas que será possível chegar a uma proposta justa para todos os envolvidos, com o entregador no centro das discussões”, diz o diretor de Políticas Públicas da empresa, João Sabino.

Não, obrigado

O projeto que o governo enviou ao Congresso contemplando apenas os motoristas tem enfrentado resistências, inclusive dos supostos beneficiados por ele.

Tour de force

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, marcou para essa semana uma rodada de conversas com líderes da base aliada, no momento em que o Congresso se prepara para deliberar sobre temas importantes para a pauta fiscal do governo. Nesta segunda-feira (22), encontrou-se com representantes do União Brasil e nos próximos dias falará com PP, Republicanos e MDB.

Dor compartilhada

A União das Associações de Familiares de Vítimas, que reúne parentes de afetados por tragédias recentes, pediu audiência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos para denunciar “as contínuas graves violações de direitos humanos” no Brasil. Compõem a entidade atingidos pelo incêndio no Ninho do Urubu, boate Kiss, Brumadinho, Mariana e Braskem.

Tesoura

Em resposta à carta enviada na semana passada aos deputados estaduais pela Fundação Padre Anchieta, que gere a TV Cultura, a Secretaria da Cultura do governo de São Paulo confirma redução no orçamento da entidade em cerca de R$ 13 milhões.

Calma

A pasta, no entanto, trata a medida como um contingenciamento, e não como um corte. Isso abre a possibilidade, ao menos teoricamente, da recomposição das receitas ao longo do ano. Nos últimos dias, a Fundação e o governo entraram em rota de colisão, inclusive com uma possível CPI na Assembleia.

Agro é pop

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e o secretário da Fazenda Samuel Kinoshita anunciam nesta quarta-feira (24) a liberação de mais de R$ 500 milhões em créditos acumulados de ICMS. Os valores poderão ser utilizados por contribuintes fabricantes de máquinas agrícolas e produtores de proteína animal. Os pedidos poderão ser apresentados por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico da Secretaria da Fazenda.

Pode isso?

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) enviou representação ao Ministério Público Eleitoral de São Paulo em que acusa a deputada federal Tabata Amaral (PSB) de campanha antecipada para a Prefeitura. O parlamentar cita peça exibidas nas redes sociais em que ela diz: "[O prefeito Ricardo] Nunes tá com medo de me enfrentar. Quem não quer ver ele eleito já sabe o que fazer".

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: