Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Líquido e certo

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (18)

Painel da Folha de São Paulo | 18/04/2024, 11:17 11:17 h | Atualizado em 18/04/2024, 11:21

Imagem ilustrativa da imagem Líquido e certo
Governo Tarcísio de Freitas diz que a venda da Sabesp resultará na redução de até 10% na tarifa social de água |  Foto: Marco Galvão/Alesp

O governo Tarcísio de Freitas diz que a venda da Sabesp resultará na redução de até 10% na tarifa social de água, destinada à população mais pobre. Haveria também diminuição para outras faixas, sendo 1% para consumo residencial e 0,5% para comercial e industrial. A promessa é que a queda será possível em parte graças ao Fausp (Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento), que receberá 30% do valor obtido com a desestatização, além de dividendos pagos pela Sabesp nos próximos anos.

As águas vão rolar

A redução na tarifa foi uma das promessas de Tarcísio no processo de privatização da empresa. O governo afirma que a diminuição não comprometerá os investimentos no setor.

Provoca

O pedido de CPI para investigar supostas irregularidades na Fundação Padre Anchieta, que gere a TV Cultura, conseguiu 35 assinaturas e foi protocolado ontem na Assembleia de São Paulo pelo seu autor, Guto Zacarias (União Brasil), vice-líder do governo Tarcísio. Eram necessárias 32. Para a comissão funcionar, o pedido terá que passar na frente de outros já protocolados, o que exigirá acordo com lideranças da Casa.

Banido

A CGU decidiu que Sérgio Camargo, que presidiu a Fundação Palmares no governo Jair Bolsonaro, não poderá ocupar cargos públicos por oito anos, após analisar denúncias de prática de assédio moral em sua gestão. Foram identificadas quatro irregularidades, entre elas usar a expressão “escória maldita” para se referir ao movimento negro. Ele também foi acusado de ser desrespeitoso com servidores em redes sociais e reuniões.

Calmante

A ofensiva contra o MST na Câmara não encontra eco no Senado. Interlocutores do presidente Rodrigo Pacheco avaliam que ele manterá o padrão de situações em que deputados aprovaram de forma açodada textos controversos, como o licenciamento ambiental. Entre os projetos em tramitação está um que permite que donos de terras possam solicitar força policial para retirada de invasores, independentemente de ordem judicial.

Entrevero

Mulher do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Regina Carnovale envolveu-se em uma briga com vizinhos em setembro de 2014 num prédio no Jardim Marajoara (zona sul), na qual teria afirmado que é “casada com bandido” e ameaçado “chamar o PCC”. A frase teria sido dita durante uma desavença por vagas de garagem, segundo versão relatada pela vizinha em BO registrado no 11º Distrito Policial, de Santo Amaro.

Não procede

Na época, Nunes era vereador, em seu primeiro mandato. Em nota, a prefeitura disse que não cabe “dar qualquer resposta sobre uma suposta briga de condomínio ocorrida há dez anos”. Já a primeira-dama “nega veementemente a referida alegação reproduzida pelo jornal”.

Novo Novo

O Novo ganhou 134 vereadores e 11 vice-prefeitos durante a janela partidária, encerrada no início do mês. A legenda adotou como política ser menos restritiva agora quanto a candidaturas do que na eleição passada, lançando nomes em dezenas de cidades.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: