Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Bate o pé

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (22)

Painel da Folha de São Paulo | 22/04/2024, 12:41 12:41 h | Atualizado em 22/04/2024, 12:41

Imagem ilustrativa da imagem Bate o pé
Fernando Haddad: Ministério da Fazenda insiste na redução das categorias beneficiadas pelo Perse, programa para o setor de eventos |  Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

O Ministério da Fazenda dobrou a aposta e insiste na redução das categorias beneficiadas pelo Perse, programa para o setor de eventos, de 44 para 12, segundo nova minuta enviada ao Congresso na sexta (19). O corte, considerado muito drástico, foi de pronto rejeitado pela relatora, Renata Abreu (Podemos-SP), em substitutivo apresentado no sábado (20). Por outro lado, o governo aceitou que a redução no desconto de impostos comece somente no ano que vem, como líderes cobravam.

Homeopático

Em versões anteriores, o “desmame” da isenção tributária já começaria neste ano. Agora, a proposta é manter o cenário inalterado em 2024, com redução dos impostos de 50% no ano que vem, 25% em 2026 e acabando totalmente em 2027. A concessão não deve garantir vitória do governo, no entanto.

Rota vermelha

PT lançou como pré-candidato a prefeito de Taubaté (SP) o coronel reformado da PM Paulo Ribeiro, que teve passagem pela Rota. É um caso raro de oficial alinhado à esquerda num meio majoritariamente bolsonarista. “Bolsonaro usa um discurso de empoderamento e de onipotência de policiais. Aqueles que não têm discernimento suficiente não percebem que o que ele fala não tem lastro, não passa de venda de fumaça”, diz ao Painel.

Pode isso?

O Novo fez representação na Justiça Eleitoral em que acusa a pré-campanha de Guilherme Boulos (PSOL) para a Prefeitura de SP de propaganda antecipada. A sigla, que tem a pré-candidata Marina Helena, anexou panfleto que diz ter sido distribuído na Lapa com fotos de Boulos e sua vice, Marta Suplicy (PT), pedindo para que a população envie propostas para o plano de governo.

Onde o bicho pega

Em seu tour eleitoral pelo Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) programou agendas para o Pará no início de mês que vem. Em 07 de maio, estará em Belém, e no dia seguinte vai a Marabá e Parauapebas, regiões de alta incidência de conflitos de terras e que já foram palcos de massacres no passado.

Abrem-se as cortinas...

O STF marcou sessão para quarta (24) para decidir se confirma liminar de Gilmar Mendes que restituiu Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF. Ele havia sido afastado pelo TJ do Rio, citando irregularidades em seu processo de eleição ao cargo. Para ser mantido na função, Ednaldo precisa de mais 5 votos.

...e começa o espetáculo

Luiz Fux e Luís Roberto Barroso devem se dizer impedidos, por terem parentes que advogaram para a entidade. Eles destoam de Gilmar, cujo filho tem relações próximas com a CBF, mas que não se declarou suspeito.

Frota

Ministério da Previdência quer ampliar o uso de vans e barcos para facilitar as perícias em comunidades pobres ou regiões de difícil acesso do país, em uma tentativa de reduzir a fila do INSS. Já estão sendo utilizados 20 veículos, enquanto o número de embarcações deve ser ampliado de 4 para 8 até o fim do ano.

Proibido para menores

A vereadora de Campinas Paolla Miguel pediu afastamento do diretório nacional do PT por causa de um festival no domingo (14) que teve apresentações recheadas de palavrões e nudez. Uma emenda dela ajudou a viabilizar o evento. A parlamentar diz que não sabia do teor dos shows e que não concorda com eles.

Mutirão

O CNJ realiza entre 06 e 10 de maio a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. Um dos objetivos é verificar a implementação por parte dos tribunais das ações de enfrentamento ao assédio moral e sexual e checar a apuração dos processos instaurados.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: