Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Réveillon e a desintoxicação

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (29)

Gabriela Rebello | 29/12/2023, 11:22 11:22 h | Atualizado em 29/12/2023, 11:24


Imagem ilustrativa da imagem Réveillon e a desintoxicação
Gabriela Rebello é nutricionista e autora da coluna |  Foto: Divulgação

Réveillon, você sabe como é… Porções fartas de saborosa comida somada a alguns goles a mais são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar geral toma conta da gente. Sintomas clássicos de náusea, vômito, cansaço, dor abdominal, dor de cabeça, tremores e tonturas são comuns para muitas pessoas.

Nada melhor do que dar uma desintoxicada básica no organismo e reduzir os efeitos do excesso de comida e de bebida alcoólica. Nosso organismo precisa de um empurrãozinho para funcionar de maneira plena, a fim de eliminar muitas das impurezas ingeridas.

Então, se a festa foi divertida, agora é hora de deixar a ressaca moral de lado e cuidar do corpinho e descansar bastante, para começarmos 2024 com o pé direito. Afinal, para curar a ressaca cada um tem uma receita diferente, mas o segredo é não complicar. Para te auxiliar neste processo, a nutri vai dar algumas dicas, anota aí!

- Hidrate-se! A primeira atitude a se tomar é hidratar! Uma boa pedida é a água de coco. Por ser um isotônico natural, ela vai repor os sais minerais eliminados junto com a urina. E beba a nossa amiga água natural de sempre, não abra mão dela!

- Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, salsinha, hortelã e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes.

- Vá de frutas. Elas contêm frutose e sais minerais que vão te ajudar a recuperar as reservas de energia gastas com a eliminação do álcool do seu corpo.

- De olho na cisteína. Aposte em alimentos como ovos, brócolis, aveia e gérmen de trigo, por serem ricos em cisteína, aminoácido que acelera a eliminação do álcool no sangue.

- Suco Detox. Repõe os nutrientes importantes ao nosso corpo e hidrata, amenizando a retenção de líquidos. Aproveite as sobrinhas da geladeira e use a criatividade. Couve, limão, água de coco, gengibre e hortelã são boas opções.

- Chá de cravo. Cerca de duas a três xícaras no dia posterior ao evento auxilia no processo de destoxificação do álcool, protegendo nosso fígado contra a toxicidade.

- No primeiro dia pós-festa, evite: bebidas alcoólicas, pães e biscoitos de farinha branca, açúcar ou qualquer tipo de produto industrializado. Todos estes alimentos necessitam de mais força do aparelho digestivo e do funcionamento do fígado em força total para serem digeridos e processados, sobrecarregando ainda mais o seu organismo.

Ou seja, se a ressaca bater, siga as dicas. Seu corpo agradece!

2023 está chegando ao fim e eu fico muito feliz de ter podido compartilhar com vocês, meus amigos, um pouquinho dessa minha paixão que é a nutrição.

Obrigada por terem acompanhado e participado por aqui e pelas redes sociais. Para vocês e seus familiares, neste novo ano, eu desejo uma dieta equilibrada: rica em harmonia e prosperidade, light em estresse, diet em tristezas e vitaminada em alegrias. Feliz Ano Novo e até 2024!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: