Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Olho seco: o que fazer?

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (12)

Gabriela Rebello | 12/01/2024, 10:32 10:32 h | Atualizado em 12/01/2024, 10:34


Imagem ilustrativa da imagem Olho seco: o que fazer?
A síndrome do olho seco é uma condição na qual a quantidade ou qualidade das lágrimas produzidas pelo olho é insuficiente para manter a superfície ocular adequadamente lubrificada |  Foto: © Divulgação/Canva

Tem sentido uma sensação de olho seco? A síndrome do olho seco é uma condição na qual a quantidade ou qualidade das lágrimas produzidas pelo olho, compostas por água, sais minerais, gorduras e proteínas, é insuficiente para manter a superfície ocular adequadamente lubrificada. Esse líquido protege nossos olhos contra micro-organismos estranhos, que podem agredir a visão.

Isso pode resultar em sintomas como sensação de areia nos olhos, coceira, queimação, vermelhidão, visão embaçada e desconforto ao usar lentes de contato.

Existem várias causas para o olho seco, incluindo fatores ambientais, como exposição a ar-condicionado, vento, fumaça e poluição, bem como fatores relacionados à idade, hormônios, certos medicamentos, além de condições médicas.

A alimentação e o estilo de vida podem desempenhar um papel importante na gestão do olho seco. Alguns passos que podem ser úteis incluem:

1. Consumo adequado de água: A desidratação pode piorar os sintomas de olho seco, portanto, é importante manter-se bem hidratado.

2. Consumo de ácidos graxos ômega-3: Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordos (salmão, sardinha, merluza, tainha, cavala), nozes e sementes de linhaça e chia podem ajudar formando uma camada que impede a evaporação da água presente naturalmente nos olhos, logo, mantendo a hidratação ocular.

Mas, lembre-se: o uso de vitaminas, fitoquímicos e óleos, na forma de suplemento alimentar, deve ser supervisionado pelo nutricionista, que irá definir a forma e a dose ideal de cada produto a ser utilizado.

3. Dieta equilibrada: Uma dieta rica em vitaminas A, C e E, bem como em zinco, pode ajudar a manter a saúde ocular.

4. Piscar regularmente: Pessoas que passam longos períodos de tempo em frente a telas de computador ou dispositivos móveis podem piscar com menos frequência, o que pode levar a uma evaporação mais rápida das lágrimas. Fazer pausas regulares para piscar e descansar os olhos pode ajudar.

5. Uso de humidificadores: Em ambientes internos secos, o uso de humidificadores pode ajudar a manter a umidade do ar, reduzindo assim a evaporação das lágrimas.

6. Evitar fumar: O fumo pode piorar os sintomas de olho seco, portanto, evitar o tabagismo é importante.

É importante ressaltar que essas medidas podem oferecer alívio para algumas pessoas com olho seco, mas não substituem o cuidado médico.

Se você está experimentando sintomas de olho seco, é importante consultar um oftalmologista para receber um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Referência: Bhargaca et al., 2023.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: