Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Ceia de Natal com saúde

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (22)

Gabriela Rebello | 22/12/2023, 09:58 09:58 h | Atualizado em 22/12/2023, 10:00

Imagem ilustrativa da imagem Ceia de Natal com saúde
É preciso seguir alguns passos para não abrir mão da saúde na ceia de Natal |  Foto: © Divulgação/Canva

“Jingle bell, jingle bell”... A época mais esperada do ano chegou. Nutrilovers, não tem mistério! Pensando nisso, separei algumas dicas para ajudar vocês que querem aproveitar as delícias da ceia de Natal, mas, ao mesmo tempo, não querem abrir mão da saúde.

1. Planeje com antecedência: Antes da ceia, faça uma refeição leve e equilibrada, como uma salada ou uma sopa de legumes. Isso ajudará a controlar o apetite e a evitar excessos durante a ceia.

2. Faça escolhas conscientes: Ao se servir, opte por porções menores e escolha uma variedade de alimentos, incluindo legumes, proteínas magras e carboidratos complexos. Dessa forma, você poderá desfrutar de uma refeição completa e balanceada.

3. Coma devagar: Mastigar cada garfada com calma e apreciar o sabor dos alimentos pode ajudar a controlar a quantidade de comida que você consome, além de facilitar a digestão.

4. Evite bebidas açucaradas: Opte por água, sucos naturais ou outras bebidas sem adição de açúcar em vez de refrigerantes ou bebidas alcoólicas açucaradas, que podem contribuir significativamente para a ingestão calórica.

5. Equilíbrio é a chave: De uma forma geral, preste atenção no que está comendo e bebendo. E, quando for pegar o próximo, se pergunte: 'Eu preciso?'.

Ou seja, como já diz o ditado: “quem come pouco, come de tudo um pouco”. Lembre-se de que a ceia de Natal é um momento para desfrutar da companhia de amigos e familiares, portanto, não se prive de experimentar as delícias típicas da época. A moderação e o equilíbrio são essenciais.

6. Pratique a gratidão: Em vez de se sentir culpado(a) por comer certos alimentos, concentre-se em sentir gratidão por poder desfrutar de uma refeição festiva ao lado de pessoas queridas.

Lembre-se de que o Natal é uma época para celebrar e compartilhar momentos felizes, e a comida faz parte disso.

Com essas dicas, você poderá desfrutar da ceia sem exageros e sem culpa, mantendo o equilíbrio e a saúde em mente.

Mas, Nutri, e pós-ceia? Vida normal! Volte aos seus hábitos, não pense que foi tudo jogado fora, já que estes eventos são uma exceção.

As festas de final de ano são pontuais. O interessante é que você mantenha bons hábitos alimentares e de atividade no restante do ano, assim não terá muita interferência no resultado final.

Amigos, mais um ano está chegando ao fim, e eu desejo a todos que neste Natal toda a tristeza e todos os problemas sejam substituídos por sorrisos, gratidão, carinho e positividade e que o verdadeiro espírito do Natal esteja presente em nossos corações em todo o ano que está para se iniciar. Feliz Natal!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: