Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Lula faz força-tarefa para melhorar ponte com Centrão

Coluna foi publicada nesta terça-feira (23)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 23/04/2024, 10:25 10:25 h | Atualizado em 23/04/2024, 10:25

Imagem ilustrativa da imagem Lula faz força-tarefa para melhorar ponte com Centrão
Lula tenta reparar relação do governo com Arthur Lira e o centrão |  Foto: AGÊNCIA ESTADO

Enquanto tenta, pessoalmente, dissipar o mal-estar na relação entre o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente Lula iniciou uma ofensiva em outra frente para azeitar as relações com o Centrão e tentar evitar derrotas na Câmara. A estratégia, posta em prática pelo líder do governo na Casa, José Guimarães (PT), envolve uma força-tarefa com os 19 vice-líderes governistas. Eles foram convidados para um jantar, nesta segunda-feira (22) à noite, na casa do deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB). O grupo tem integrantes de 13 siglas. A ideia é que eles se envolvam diretamente no dia a dia das pautas do governo e ampliem a defesa das matérias em plenário. O Planalto também quer maior monitoramento das comissões que têm avançado nas pautas da oposição.

TENSÃO. A disputa pela vaga no Tribunal Superior do Trabalho promete mais uma queda de braço entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e Arthur Lira. Os dois emplacaram seus favoritos na lista tríplice formada pela Corte: Adriano Avelino e Antônio Gonçalves, respectivamente. A outra vaga foi preenchida pela sergipana Rosilene Morais.

PERIGO. O presidente Lula terá de tomar lado e indicar um dos três nomes ao Senado. Pesa contra Avelino uma postagem de 2016 em que defendeu guilhotinar Lula e Dilma. Gonçalves é visto como favorito.

NOVIDADE. O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB-SP) criou a Frente Parlamentar de Apoio e Defesa dos Consórcios Públicos. O grupo de 41 deputados fará estudos e debates sobre os 121 consórcios intermunicipais em operação no Estado. “As políticas regionais permitem otimizar investimentos”, disse.

CADÊ. Reunidas na Aliança pela Descarbonização do Brasil, associações que representam 450 empresas de diferentes setores enviaram nesta segunda-feira (22) a Pacheco um manifesto crítico à demora na tramitação do projeto que pretende regulamentar o mercado de carbono no Brasil. O texto ainda não tem relator no Senado.

ASPAS. “O setor faz um apelo ao Senado para que coloque em discussão, o quanto antes, o PL 182/24 que traz propostas modernas para este mercado, como tornar a política não arrecadatória, mas sim de estímulo à inovação e à transformação da indústria”, diz trecho do documento obtido antecipadamente pela Coluna.

PADRINHO. O senador Ciro Nogueira (PP), ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro e um dos mais vocais parlamentares da oposição, batizou no domingo o filho do ministro do Esporte, André Fufuca (PP). Agora compadres, os dois são aliados históricos.

VEM AÍ. Tão logo consiga derrubar o veto do presidente Lula ao fim das “saidinhas”, a bancada da bala na Câmara quer votar um projeto que acaba com a progressão de pena para integrantes de facções criminosas. O grupo aproveita a avaliação negativa do governo na área de segurança pública para turbinar sua pauta.

À DIREITA. O projeto é de autoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) e será votado na Comissão de Segurança Pública o quanto antes, confirmou à Coluna o presidente do colegiado, Alberto Fraga (PL-DF). O relator será o Sargento Fahur (PSD-PR).


Pronto, falei!

"Os empresários já fizeram sua cota de sacrifício no aumento de imposto. Está na hora de o governo cortar despesas e melhorar a eficiência do gasto público” -  Camila Camargo, CEO do Grupo Esfera Brasil

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: