X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Professora valoriza importância de idioma: “Falar italiano é um diferencial”

A Tribuna e Tribuna Online vão sortear uma bolsa integral para estudar na Wizard


Imagem ilustrativa da imagem Professora valoriza importância de idioma: “Falar italiano é um diferencial”
Abre chances profissionais em setores como turismo, comércio internacional e relações culturais entre Brasil e a Itália” - Allana Martins Coelho, professora |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Você sabia que aprender italiano traz diversas vantagens? Pensando em oferecer uma oportunidade de ensino ao leitor e em celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, que teve início no Espírito Santo, o jornal A Tribuna e o Tribuna Online vão sortear uma bolsa integral para estudar o idioma na Wizard.

A professora Allana Martins Coelho, que ensina o idioma na escola Wizard, destacou os pontos positivos de ter o conhecimento na língua. De início, afirmou que o estudante passa a ter mais portas abertas no mercado de trabalho.

“Falar italiano é um diferencial na carreira, é um investimento para o futuro. Pode abrir oportunidades profissionais em setores como turismo, comércio internacional e relações culturais entre o Brasil e a Itália”, disse.

“Para quem vai morar e trabalhar no país europeu também é fundamental. Lá, eles pedem que você fale o básico e entenda para ser contratado, senão fica muito difícil conseguir um emprego, e isso ocorre em qualquer área”, completou Allana.

Outra questão ressaltada pela professora é que entender a língua ajuda no turismo, podendo proporcionar melhores momentos durante as viagens.

“Sabendo o idioma, você tem um tratamento diferente por parte dos italianos. Eles pensam que você se esforçou para estar lá, não foi sem saber nada. Sua experiência pode ser melhor por conta disso. É válido lembrar ainda que o país conta com uma população bastante idosa, e muitos não entendem línguas como o inglês”.

Saber italiano também é fundamental para quem quer tirar a cidadania. Aqueles que desejam consegui-la por meio de casamento com um italiano precisam fazer uma prova. “É necessário o conhecimento tanto para escrever, ler e falar”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Professora valoriza importância de idioma: “Falar italiano é um diferencial”
Izabelly da Silva, coordenadora da Wizard na unidade de Bento Ferreira, em Vitória, diz que com um ano de curso a pessoa aprende o básico e consegue se comunicar bem no dia a dia |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Por fim, Allana citou mais um benefício de conhecer a língua: o de preservar e honrar a herança italiana no Estado.

“Considero importante para quem é cidadão e descendente aprender o idioma e a cultura para preservá-los. Não é à toa que estamos comemorando 150 anos da imigração. Os imigrantes trouxeram muitos benefícios para o Estado, como habilidades agrícolas, conhecimentos técnicos, além de suas tradições”.

Izabelly Ferreira da Silva, coordenadora da Wizard na unidade de Bento Ferreira, Vitória, comentou que com um ano de curso a pessoa aprende o básico e consegue se comunicar no cotidiano. São duas aulas por semana

“Não é um idioma tão difícil”

Para entender mais sobre o aprendizado na língua italiana, A Tribuna conversou com a professora Allana Martins Coelho, que dá aulas do idioma na escola Wizard.

A Tribuna- Quanto tempo leva para ficar fluente em italiano?

Allana- Depende da dedicação de cada aluno. Tem aqueles que além da aula procuram materiais extras para aprender, como filmes e músicas. Tenho estudantes que com seis meses já conseguem falar e compreender bem.

Você tem indicação de filmes que sejam interessantes para ajudar no estudo da língua?

Gosto muito de indicar o desenho animado infantil “Luca”, que é rodado na Itália. É uma linguagem simples para todo mundo compreender, principalmente quem está começando. Tem também o tradicional filme “La vita è bella”, que é muito bonito.

O italiano é uma língua considerada difícil de aprender?

Não é um idioma tão difícil porque vem do latim como o português, então há muitas semelhanças. Às vezes, o que muda um pouco são as sílabas, a pronúncia.

É mais fácil falar, ouvir ou escrever em italiano?

Acredito que é mais fácil compreender ao ouvir. Para falar a pessoa pode travar um pouquinho. Também por causa dos falsos cognatos; há palavras que têm semelhanças grandes, mas significados totalmente diferentes. Ler e ouvir acaba sendo mais fácil que falar.


Sorteio será no dia 24 deste mês

Em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, A Tribuna e Tribuna Online vão sortear para os leitores uma bolsa integral de estudos em italiano na escola de idiomas Wizard, com material didático incluso, na modalidade presencial ou on-line, conforme escolha do ganhador.

Caso o aluno opte pela modalidade presencial, poderá escolher a unidade em que realizará o curso. Elas ficam em Campo Grande (Cariacica), Praia de Itaparica (Vila Velha), Mata da Praia, Bento Ferreira, Jardim Camburi (Vitória), Laranjeiras e Jacaraípe (Serra).

A promoção é voltada para todos os leitores com idade igual ou superior a 15 anos. A inscrição deve ser feita até o dia 23 deste mês. Já no dia 24 será feito o sorteio e haverá a divulgação do vencedor no jornal A Tribuna e Tribuna Online.

Para participar, os leitores devem acessar o site tribunaonline.com.br/promocoes e clicar na janela que indica a promoção. Ao clicar em “Participar”, devem preencher seus dados pessoais e também enviar uma redação de 30 linhas (em português) com o tema: “150 anos da imigração italiana no Espírito Santo” para o endereço de e-mail: [email protected].

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: