X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de mil vagas por dia para emitir nova identidade no ES. Veja como agendar

Decisão ocorreu devido à alta procura. Trata-se da maior quantidade já ofertada desde o início dos agendamentos, em julho de 2022


Imagem ilustrativa da imagem Mais de mil vagas por dia para emitir nova identidade no ES. Veja como agendar
Kellen Paula Siqueira acredita que a integração de todos os documentos irá facilitar a identificação |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Devido à alta demanda pela emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Grande Vitória, a oferta de agendamentos alcançará 1.081 vagas por dia em maio.

As vagas serão disponibilizadas todas as sextas-feiras, às 8 horas, com marcação para a semana seguinte. Trata-se da maior quantidade já ofertada desde o início dos agendamentos, em julho de 2022.

Os agendamentos para as novas vagas poderão ser feitos pelo site agenda.es.gov.br, a partir do dia 3 de maio. A perita oficial criminal do gabinete da Polícia Científica (PCIES), Juliana Arósio Sales, conta que a 1ª via da nova identidade não tem emissão de taxas.

“Vamos fazer de forma experimental esse agendamento às sextas-feiras, a partir das 8 horas. Tomamos medidas de aumento da oferta de vagas porque há uma grande demanda. A primeira emissão da nova identidade é gratuita, ou seja, não há emissão de taxas”.

Juliana Arósio Sales recomenda, no entanto, que apenas aqueles com necessidade de renovação do documento o faça neste momento.

“Para quem tem a identidade em boas condições, com foto atualizada, não há necessidade de renovar o documento ainda. O prazo para a renovação é até 2032. Por isso, pedimos que a emissão seja feita por aqueles com maiores necessidades de atualização do documento”.

Na versão digital, é possível incluir outros documentos, como carteira nacional de habilitação, título de eleitor, certificado militar e número de registro profissional, por exemplo. Para isso, basta levar todos os documentos no momento da renovação.

A confeiteira e empreendedora Kellen Paula Siqueira, 38, acredita que a integração de todos os documentos na nova carteira de identidade irá facilitar a identificação. Ela tentará uma vaga para a emissão do documento em maio.

“Minha carteira física de identidade atual é antiga e desatualizada. Em razão disso, surgiu o interesse da minha parte em adquirir o novo modelo, para que eu possa andar com um documento atualizado, conseguindo, assim, exercer todos os meus direitos como cidadã”.

Padrão

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional tem padrão nacional e número único, o Cadastro Único de Pessoas (CPF), para todas as unidades da federação.

Além da integração de outros documentos, a nova CIN inclui um QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável de informações pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados.

A nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo gov.br.

Saiba mais

Oportunidades na Grande Vitória

- Vagas

A oferta de agendamentos para emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CNI) alcançará 1.081 vagas por dia, em maio, para a Grande Vitória. As vagas serão disponibilizadas todas as sextas-feiras, às 8 horas.

Para agendar, basta acessar o site agenda.es.gov.br. A partir do dia 3 de maio, as novas vagas serão disponibilizadas.

Ao todo, serão 5.585 vagas para agendamento por semana. Para conferir os locais de emissão do documento em cada município, acesse agenda.es.gov.br, faça o login e veja a disponibilização de endereços.

Segundo o Decreto 10.977/2022, os cidadãos têm até 2032 para obter a primeira via do documento, que será gratuita para todos.

- Nova Identidade

Uma das principais novidades do novo modelo é a unificação do número do RG com o CPF em todo o País. Anteriormente, cada estado adotava sua própria numeração, o que permitia que um mesmo cidadão tivesse números de identidade diferentes em estados diferentes.

Com a unificação, independentemente do estado em que o documento for solicitado, o número do CPF será o número de RG, reduzindo assim a possibilidade de fraudes e inconsistências nas informações.

Fonte: Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: